- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
A presente experiência trata do Projeto Emagrecer Saudável, como parte das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, realizada em 2017 e 2018, pela equipe multiprofissional, nutricionista, educadora física, psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga, do Núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. A prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerada um importante problema de saúde pública. o Brasil, que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição, agora precisa conter a obesidade, que é uma doença crônica, que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Assim, diante deste contexto, notou-se se a importância de desenvolver ações de promoção em saúde e prevenção dos agravos associadas a patologia em questão. E, levando em consideração os atendimentos realizados pelas ESF, com sobrepeso e obesidade e encaminhados para o NASF-AB, o projeto foi elaborado.
Motivar e apoiar a população a adotar hábitos de vida saudáveis com o objetivo de perder peso, ganhar saúde e qualidade de vida Incentivar a alimentação adequada e saudável e a prática de exercícios físicos Estimular o autodomínio do corpo e das vont Inicialmente, foi realizada reunião com as ESF e distribuídas as fichas de inscrição para o projeto. Foram selecionadas mulheres com idade entre 20 a 45 anos, com IMC acima 25 kg/m². Com Duração de quase três meses, com encontros semanais, a maioria deles aconteceram na academia da saúde, contou com a participação dos profissionais do NASF, com orientação nutricional roda de conversa com a psicóloga atividades físicas alternativas avaliação antropométrica (início, meio e fim) avaliação e Orientação postural dinâmicas técnica de mastigação e respiração oficina culinária “Saladas e Molhos”. No último encontro, aconteceu o concurso gastronômico “Bolos Funcionais”. Houve premiação para as três participantes que perderam mais peso.
Durante as duas edições do projeto, houve 96 inscritas, finalizando com 69. Desse total 84,05% reduziram o peso corporal. Com 132 kg perdidos, redução de 150 cm de circunferência abdominal. Além disso, as finalistas relataram redução do consumo de açúcar, óleo, sal e ultraprocessados Aumentaram o consumo de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais Passaram a ingerir mais água melhora da auto estima, sono, constipação, alívio de dores musculares controle de pressão arterial, melhora em marcadores bioquímicos, como: colesterol total, triglicerídeos e glicemia. A maioria delas encontravam-se sedentárias, e durante o projeto, umas foram motivando as outras a saírem da zona de conforto, passando a se exercitar regularmente.Este projeto fomentou reflexões sobre como melhorar a qualidade de vida, com a adoção de uma alimentação adequada e saudável, com a prática de exercícios físicos e controle natural do estresse. as participantes além de refletirem sobre suas escolhas, passaram a estimular as pessoas do seu convívio a fazerem o mesmo. Assim, mudanças nos hábitos de vida das pessoas podem constituir uma das melhores formas de promover a saúde. A ideia é continuar com o projeto e ampliar para outros NASF-AB.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO