Caracteriza-se microcefalia a criança que após o nascimento apresente uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, tendo diversas causas, como substâncias químicas e infecciosas, além de bactérias, vírus e radiação. Diante da incidência de casos de recém-nascidos portadores de microcefalia no município de Nossa Senhora da Glória, e de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde publicado no dia 8 de janeiro de 2016, foram confirmados 156 casos no estado, dentre os quais foram notificados 7 casos na capital do Sertão. Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar, proporcionado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com escopo de minimizar as limitações e proporcionar melhoria na qualidade de vida das crianças microcefálicas, assim como realizar encaminhamentos quando for necessário e pactuação com a rede de atenção à criança.
O projeto micro sertão tem como objetivo principal reabilitar as crianças diagnosticadas com microcefalia residentes no município de Nossa Senhora da Glória (SE), as atividades são desenvolvidas semanalmente, em uma sala multiuso situada na Clínica de Saúde da Família Maria Conceição Parteira, através da intervenção fisioterapêutica e fonoaudiologica para as crianças, concomitantemente com atividades desenvolvida pelos profissionais da psicologia, nutrição, assistência social e terapia ocupacional.
Dentre o seu inicio até o final de 2018, foram realizados 20 encontros e desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento fisioterapêutico e fonoaudiológico com propósito de desenvolvimento motor, avaliação nutricional periódica, implantação do grupo de orientação psicológica com as mães, atividades de interação social, oficinas para confecções de brinquedos que ajudam na estimulação precoce, confecção de calça de posicionamento funcional, dentre outras. Além das atividade desenvolvidas com os profissionais do Nasf, também foi possível uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e, na oportunidade, as cuidadoras de um outro projeto auxiliam nos atendimentos semanais. O projeto micro sertão traz aos profissionais e familiares das crianças com microcefalia a oportunidade de um desenvolvimento motor, psicológico, nutricional e social melhor, fazendo com que proporcione uma melhor qualidade de vida e um crescimento saudável. Faz-se necessário a implementação de projetos semelhantes no âmbito da atenção básica em municípios com grandes índices para que os danos futuros sejam reduzidos.
R. Alcíno Alves Oliveira, 388 - Centro, Nossa Sra. da Glória - SE, 49680-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO