Olá,

Visitante

Fortalecendo Vínculos com Adolescentes: # Tamojunto Galera

em 2015, 05 unidades de saúde haviam adotado o Juntos na Prevenção das IST/Aids do Programa Estadual DST/AIDS, com objetivo de ampliar o acesso à informação e a insumos de prevenção, com enfoque na população jovem e sua comunidade. em 2017 Guarulhos é convidado pelo Ministérioda Saúde a participar da Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica. Cinco Unidades foram avaliadas por um Guia, onde um serviço de saúde para ser considerado amigo do adolescente deve ser: Acessível, Aceitável, Equitativo, Adequado e Eficaz. as unidades avaliadas, desenvolverem um plano de ação para melhorarem esses indicadores. Diante desse cenário, as cinco unidades de saúde que adotaram o Juntos na Prevenção se juntaram com as que estavam sob avaliação pelo MS e a partir de oficinas se lançaram na busca pelo SELo – UNIDADE AMIGA Do ADOLESCENTE, criado pelos gestores do Programa Saúde na Escola e Programa de IST-Aids dentro da nova estratégia municipal #TAMOJUNTo GALERA.

Ampliar o acesso e participação dos adolescentes nos processos de trabalho das unidades escolares e de saúde, incentivando o protagonismo juvenil no desenvolvimento de projetos de promoção à saúde, na perspectiva da garantia de direitos, norteados p A partir de oficinas regionais, realizadas com profissionais de saúde e educação das unidades envolvidas, com participação dos agentes comunitários, foram lançados os critérios de elegibilidade para certificação de Unidade Amiga do Adolescente. Cada equipe de saúde deveria implantar em seu território 3 ou mais pontos de prevenção e promoção com oferta de preservativos e materiais educativos inclusão de adolescente no Conselho Gestor da UBS ou Conselho de Classe da escola desenvolvimento de dois projetos, protagonizados por adolescentes para o desenvolvimento de ações no contexto da sexualidade, de combate a violência, as drogas e prevenção as IST-Aids e Hepatites Virais (apresentação dos projetos, fotos, relatos e atas de reuniões).

as dez Unidades de Saúde desenvolveram no ano de 2018, ações de aproximação aos adolescentes de 22 escolas da rede pública de ensino. Realizaram grupos abordando temáticas de saúde, incluindo discussões sobre Estatuto da Criança e do Adolescente, desconhecido por muitos. Abriram mais de 40 pontos de prevenção com dispenser de preservativos. No dia 19/02/2019,as unidades mostraram suas experiências para a rede escolar e atenção básica. Certificamos a UBS Itapegica que abriu suas portas aos adolescentes de forma muito acolhedora. A partir do Grêmio Estudantil da E.E. Erico Veríssimo, motivados pelos profissionais de saúde da UBS Itapegica e educadores, realizaram um concurso de paródias com temas de saúde, muito disputado entre os alunos.Uma frase marcante de um adolescente: “ Eu não sabia que tinha a liberdade de ir a uma consulta médica sozinho, agora eu sei e aprendi muito na UBS…”A intersetorialidade é sem dúvida o caminho a ser seguido na busca da Promoção da Saúde. Ela nos obriga a agir e construir ações que visem a melhoria da qualidade de vida nos territórios, reduzindo vulnerabilidades, interferindo assim nos diversos níveis dos determinantes sociais da saúde.

Principal

Cristina Passeri

saudeadolescente.psegru@gmail.com

Coautores

Ricardo Fernandes Gambôa

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Instituição

Av.Pasteur 520-95B Vila Nova Savoia-Sp-Capital Cep 03531-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Cristina Kantzos Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal