Pessoas em situação de rua na cidade de Manaus: prevenção, tratamento e controle em HIV/Aids

Os chamados Consultórios na Rua (CnaR) são a materialização das estratégias de saúde adotadas que tinham como foco prioritário a abordagem e atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. as equipes são uma forma de levar o atendimento integral à saúde àqueles que têm dificuldades de acesso aos modelos tradicionais de serviços da rede de saúde. Em Manaus, a equipe de CnaR é multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem. Ao iniciar os trabalhos da equipe foi constatado que havia um número expressivo de pessoas interessadas em realizar exames de HIV/Aids e sífilis, dessa forma a equipe decidiu realizar ações de saúde a partir de uma parceria com o Centro Pop para realização de testes rápidos com os usuários que frequentavam esta instituição.

Identificar as pessoas em situação de rua na cidade de Manaus que precisam de diagnóstico, tratamento e prevenção em HIV/Aids e sífilis através de testes rápidos. Realizar a testagem para diagnóstico, administração de medicação e acompanhamento. Primeiramente identificou-se junto com a equipe do Centro Pop aqueles que estavam interessados em realizar as testagens, após primeiro contato e realização do pré-aconselhamento a equipe CnaR procedia com os testes rápidos. Com os resultados em mãos, era feito então o pós-aconselhamento, o paciente seria informado dos resultados de seus testes e, de acordo com tais resultados, seria indicado o tratamento específico ou seriam feitas orientacões de prevenção, bem como educação em saúde.

Foi realizado teste rápido com 48 usuários, destes 42,7% foram positivos sendo 27% para sífilis, 15% para HIV e sífilis e 2% para HIV. 21% iniciou o tratamento e apenas 2% dos usuários concluiu o tratamento. Foi possível perceber que de um total de 37 homens, 29 relataram ser heterossexuais ao passo que 8 relataram ser homossexuais. Dos heterossexuais, 2 tiveram diagnóstico de sífilis e 3 tiveram diagnóstico de sífilis e HIV. em se tratando dos homossexuais, 5 apresentaram diagnóstico de sífilis e 3 estavam com ambas as patologias. Com relacão às mulheres, todas referiram a heterossexualidade como orientação. Com relação ao diagnóstico encontrado, 6 apresentaram apenas sífilis, enquanto que 1 apresentou sífilis e HIV. O trabalho atingiu o objetivo proposto, entretanto ressalta-se a dificuldade na adesão ao tratamento. A parceria intersetorial com outras instituições é fundamental para o acompanhamento dessa população, facilitado pelo vínculo que já possuem. Outro ponto é tentar vinculá-los às estratégias/unidades de saúde para dar continuidade ao cuidado, despertando a autonomia dos usuários na prevenção e tratamento.

Principal

Raquel Lira De Oliveiratargino

raquel.lira@pmm.am.gov.br

Coautores

Rosiane Pinheiro Palheta, Jacqueline Cavalcanti Lima, Hudson André Arouca Cauper, Maria De Nazaré Feitosa, Daniel Amaral De Vasconcelos

A prática foi aplicada em

Manaus

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Avenida Japurá, 145 - Cachoeirinha, Manaus - Amazonas, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcelo Magaldi Alves

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas