Olá,

Visitante

Prevenção do Câncer de Útero como Condicionalidades no Programa Bolsa Família na Saúde no Município de Manaquiri

Sendo uma das condicionalidades do Programa Bolsa Família a saúde da mulher em período fértil (14 – 44 anos), e o alarmante aumento de câncer uterino em população em maior vulnerabilidade social agravado pela baixa procura na realização do PCCU, neste sentido houve a necessidade de introduzir no mapa de acompanhamento das condicionalidades do bolsa família do Município de Manaquiri/ AM, esse trabalho iniciou nas 1° e 2° vigências dos anos de 2017-2018 e até o presente momento, observou-se uma boa aceitação por parte dos beneficiários do referido programa, aumento da procura para realização dos exames nas Unidades Básicas de Saúde.

Objetivo Geral: Mostrar a importância de estabelecer como condicionalidades do programa bolsa família na prevenção do câncer uterino. Objetivo Específico: Aplicar como condicionalidades do PBF na Saúde o exame para redução das doenças associadas a 4.1. Tipo de Estudo Inicialmente, para o desenvolvimento deste trabalho, observou a baixa procura na realização do exame de PCCU, contribuindo para a verificação da relevância do tema. o presente trabalho trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. 4.2. Local do estudo o presente estudo foi realizado no município de Manaquiri – AM. A pesquisa foi durante as vigências de 2017 a 2018. 4.3. Público Alvo Dando ênfase ao grupo prioritário de mulheres de 14 – 44 anos de idade, beneficiarias, obrigatórias ou não obrigatórias para o acompanhamento das condicionalidades. 4.4. Método Utilizando como método o mapa de acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família.

5.1 Quantidades de exames coletados: No ano de 2017 foram coletados 524 laminas já em 2018 houve uma coleta de 832 laminas, sendo que atualmente não temos dados de 2019. Observou-se um aumento significativo na realização do exame de prevenção do câncer uterino no Município de Manaquiri, nos anos que se adotou essa metodologia de trabalho. as ações de Promoção da Saúde no controle do câncer do colo uterino devem se pautar na educação em saúde, incentivando e estimulando as mulheres a adotarem cuidados com a saúde e estilos de vida saudáveis (BRASIL, 2002, BRASIL, 2006). .Este trabalho procurou mostrar o aumento significativo na realização do exame preventivo do câncer uterino, durante as vigências do programa Bolsa Família na Saúde dando ênfase ao grupo de mulheres em maior vulnerabilidade social as beneficiarias do referido programa. Ao aplicar como rotina no acompanhamento das condicionalidades do PBF na saúde, cumpriremos com os objetivos fundamentais da AB e a promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e outros.

Principal

Gracieli Guimaraes

graci-nutri@hotmail.com

Coautores

Brenda Natacha Dos Santos De Figueiredo

A prática foi aplicada em

Manaquiri

Amazonas

Norte

Instituição

Rua: 03/S/N, Bairro Novo/Manaquiri/Am

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Luíza Aguiar Solto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal