- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Sendo uma das condicionalidades do Programa Bolsa Família a saúde da mulher em período fértil (14 a 44 anos), e o alarmante aumento de câncer uterino em população em maior vulnerabilidade social, agravado pela baixa procura na realização do Papanicolau, nesse sentido houve a necessidade de introduzir no mapa de acompanhamento das condicionalidades do bolsa família do município de Manaquiri (AM), esse trabalho iniciou nas 1° e 2° vigências dos anos de 2017 e 2018. Até o presente momento, observou-se uma boa aceitação por parte dos beneficiários do referido programa, aumento da procura para realização dos exames nas Unidades Básicas de Saúde.
Objetivo geral: mostrar a importância de estabelecer como condicionalidades do programa bolsa família na prevenção do câncer uterino. Objetivo específico: aplicar como condicionalidades do PBF na saúde o exame para redução das doenças associadas a 4.1. Tipo de estudo: inicialmente, para o desenvolvimento deste trabalho, observou a baixa procura na realização do exame de PCCU, contribuindo para a verificação da relevância do tema. O presente trabalho trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa. 4.2. Local do estudo: o presente estudo foi realizado no município de Manaquiri (AM). A pesquisa foi durante as vigências de 2017 a 2018. 4.3. Público- alvo: dando ênfase ao grupo prioritário de mulheres de 14 a 44 anos de idade, beneficiárias, obrigatórias ou não obrigatórias para o acompanhamento das condicionalidades. 4.4. Método utilizado: como método o mapa de acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família.
5.1 Quantidades de exames coletados: no ano de 2017, foram coletados 524 lâminas, já em 2018, houve uma coleta de 832 lâminas, sendo que atualmente não temos dados de 2019. Observou-se um aumento significativo na realização do exame de prevenção do câncer uterino no município de Manaquiri, nos anos que se adotou essa metodologia de trabalho. As ações de promoção da saúde no controle do câncer do colo uterino devem se pautar na educação em saúde, incentivando e estimulando as mulheres a adotarem cuidados com a saúde e estilos de vida saudáveis (BRASIL, 2002, BRASIL, 2006). Este trabalho procurou mostrar o aumento significativo na realização do exame preventivo do câncer uterino durante as vigências do programa Bolsa Família na saúde dando ênfase ao grupo de mulheres em maior vulnerabilidade social as beneficiárias do referido programa. Ao aplicar como rotina no acompanhamento das condicionalidades do PBF na saúde, cumpriremos com os objetivos fundamentais da AB e a promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e outros.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO