PEQUENOS PROTETORES: CRIANÇAS COMO MULTIPLICADORES DA SEGURANÇA NO TRABALHO

Garantir a proteção e a prevenção de riscos e à saúde dos trabalhadores é o principal objetivo da Saúde e Segurança no Trabalho, alcançando por meio de políticas públicas e ações de fiscalização. No entanto, mesmo com as estratégias voltadas à promoção, proteção e vigilância da saúde do trabalhador, o Brasil ainda ocupa uma posição de destaque no ranking mundial de mortes no ambiente de trabalho. A ausência de uma efetiva promoção da saúde e segurança no trabalho é apontada como uma das principais causas desse cenário.
Assim sendo, para reverter essa realidade, é necessário criar uma cultura de promoção da saúde com ações intervencionistas eficazes, que estimulem a conscientização e provoquem mudanças efetivas nas práticas cotidianas. Uma alternativa promissora é implementar práticas educativas nas escolas, e fomentar desde cedo a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho.
Diante disso, com objetivo de criar uma cultura prevencionista no município de Queimadas/PB, surge o Projeto Pequenos Protetores, desenvolvido pela equipe do Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho (SESST) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta inovadora do projeto transforma as crianças em verdadeiros Pequenos Protetores e super-heróis da prevenção, que tem o compromisso de promover a saúde e segurança onde quer que estejam.
Para tanto, o projeto tem como objetivo capacitar os alunos para atuarem como multiplicadores da saúde e segurança no trabalho, promovendo a cultura prevencionista no ambiente escolar e fortalecendo a integração entre saúde, educação e comunidade.
O caminho metodológico é do tipo descritivo de relato de experiência, que ocorreu em três etapas: planejamento e sensibilização, capacitação e implementação, avaliação e expansão. A integração entre a equipe do SESST, gestores e professores da secretaria de educação, que iniciou em agosto de 2024, permitiu uma atuação colaborativa para garantir a efetividade das intervenções.
Planejamento e Sensibilização: Foram realizadas reuniões com gestores escolares e profissionais de saúde e segurança do trabalho para o alinhamento das ações, além da sensibilização sobre a importância de abordar a temática no ambiente escolar.
Capacitação e Implementação: Foram desenvolvidas atividades lúdicas, palestras e oficinas sobre segurança do trabalho e prevenção de acidentes, além da formação de grupos de “Pequenos Protetores”, compostos por alunos treinados para disseminar boas práticas dentro das escolas. Ao final das atividades, os alunos receberam o certificado de Pequenos Protetores, uma iniciativa que os incentiva a multiplicar as informações adquiridas.
Avaliação e Expansão: Realização do monitoramento das ações implementadas, levantamento de impactos e coleta de feedbacks da comunidade escolar, além da expansão do projeto para outras escolas e da elaboração de materiais educativos.

A elevada taxa de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e morte no trabalho, evidencia a falta de uma cultura prevencionista. Diante disso, surgiu a necessidade de conscientizar desde cedo crianças e adolescentes sobre saúde e segurança no trabalho, promovendo mudanças comportamentais e fortalecendo a integração entre escola, comunidade e serviços de saúde e segurança.

As estratégias adotadas pelo Projeto Pequenos Protetores resultaram em um impacto significativo na conscientização sobre saúde e segurança no ambiente escolar e comunitário. A capacitação das crianças como agentes multiplicadores fortaleceu o envolvimento familiar e comunitário, promovendo uma cultura prevencionista desde a infância.
Apesar dos avanços, um dos principais desafios enfrentados foi a dificuldade em retirar as crianças da rotina escolar para participar das atividades, tendo em vista que, o tema não faz parte do currículo escolar. Para superar essas barreiras, a equipe adotou uma abordagem colaborativa, articulando as ações de forma a minimizar o impacto na rotina pedagógica e garantir engajamento dos alunos e educadores. A parceria intersetorial com a Secretaria de Educação garantiu o alcance de um maior número de escolas, consolidando práticas educativas que incentivam o cuidado e a prevenção de acidentes.

Para replicar a iniciativa, é essencial estabelecer parcerias entre escolas e órgãos de saúde e segurança, adaptar as atividades à faixa etária dos alunos e utilizar metodologias lúdicas e interativas. Além disso, capacitar educadores e engajar a comunidade escolar são estratégias fundamentais para garantir o sucesso e a sustentabilidade da prática.

Principal

Janaína Cesário Araújo

janainacesarioenf@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Janaina Cesário Araujo, Daniela Cabral de Melo, Lidiane Rocha da Silva e Larissa Vitória Albuquerque Carlos

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal - Rua João Barbosa da Silva - Centro, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Janaína Cesário Araújo

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

08 ago 2024

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Condição da prática

Andamento

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