O desenvolvimento de ações de ouvidoria ativa na secretaria de saúde do Jaboatão dos Guararapes como instrumento de gestão participativa

Clique no botão abaixo para emitir o certificado

No final do ano de 2011, passamos a trabalhar com o conceito de ouvidoria ativa desenvolvendo um contato mais dinâmico da Ouvidoria com os usuários do SUS, que têm sido estimulados a participar da gestão da saúde realizando avaliações periódicas dos serviços, trabalhando a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, através de um trabalho de promoção de estratégias mais eficazes de escuta, não apenas pelos canais de acesso (telefone/ internet / atendimento presencial), mas realizando de forma itinerante a verificação das expectativas dos cidadãos em cada serviço de saúde e discutindo com os profissionais as alternativas de resolução das dificuldades apresentadas pela comunidade. Assim, essas atividades tem se efetivado por duas intervenções: a implementação das caixas de sugestão em todas as unidades de saúde do município e a participação da equipe da ouvidoria nos eventos do Projeto Prefeitura com Você, que leva a prestação de diversos serviços públicos para as comunidades. Para o desenvolvimento destas intervenções estabelecemos parcerias com a Gerência de Políticas Estratégicas e Promoção da Saúde e Coordenação da Política de Acolhimento em Saúde. Nesses dois anos do projeto de Ouvidoria ativa foram realizadas 125 reuniões com as unidades de saúde, para avaliação e discussão das demandas da população, bem como a participação da ouvidoria em 30 eventos do projeto. Estas intervenções tiveram o objetivo de facilitar o acesso da população ao serviço da ouvidoria ampliando a interlocução com a gestão da saúde por meio de: visitas agendadas as unidades de saúde com participação nas reuniões administrativas, para abertura das caixas de sugestão Elaboração de Relatórios de cada reunião, posteriormente encaminhados aos gestores regionais e áreas técnicas afins Atendimento ao cidadão, com o registro das demandas no Sistema OuvidorSUS durante o evento de rua Prefeitura com Você. Divulgação do trabalho da ouvidoria (informações à população sobre o papel da ouvidoria e distribuição de material informativo). Nesse período, observamos um aumento significativo na procura da população pelo serviço da Ouvidoria que contava com o registro de 259 manifestações (2010) passando para 779 no final de 2012. As demandas das caixas de sugestão totalizaram 3733 manifestações destacando o interesse e participação da comunidade na realidade das unidades de saúde.

A Ouvidoria do SUS é um canal democrático e direto de comunicação do cidadão com a gestão pública da saúde, funcionando em Jaboatão dos Guararapes desde 2008, teve sua atividade regulamentada pela Portaria número 024 de 14 de Setembro de 2010. A partir de 2011 teve o atendimento descentralizado para sete (07) regionais administrativas, com a função principal de acolher as manifestações dos cidadãos para efetuar os encaminhamentos necessários, na tentativa de propiciar uma resolução adequada aos problemas.

Principal

Luciana Fabricio de Oliveira Araújo

Coautores

Luciana Fabricio de Oliveira Araújo

A prática foi aplicada em

Jaboatão dos Guararapes

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Barreto de Menezes, S/N - Prazeres, Jaboatão dos Guararapes - PE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciana Fabricio de Oliveira Araújo

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas