ESPIROMETRIA OCUPACIONAL COMO INTERVENÇÃO PRECOCE NA SAÚDE DOS TRABALHADORES DO CAMPO EM QUEIMADAS-PB

O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba, distante 134 quilômetros da capital, João Pessoa – PB. Possui aproximadamente 52.300 habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes, e a maior do estado em número de habitantes de zona rural.
As condições ambientais no ambiente de trabalho rural, especialmente as poeiras provenientes de fontes animais e vegetais, têm sido relacionadas ao aumento de doenças respiratórias, como asma, bronquite crônica, entre outras. Diversas atividades agrícolas envolvem exposição significativa a poeiras, bem como a substâncias como gases tóxicos, endotoxinas e pesticidas (DE ASSIS et al., 2020).
A espirometria é um exame não invasivo utilizado para avaliação da função pulmonar. Em trabalhadores rurais esse exame é de suma relevância, considerando à exposição a agentes ambientais que podem afetar a saúde pulmonar, como poeira orgânica e inorgânica, produtos químicos agrícolas, gases tóxicos, entre outros. A exposição crônica a esses agentes pode acarretar o desenvolvimento de doenças respiratórias ocupacionais (ZAGO et al., 2018).
O projeto avaliou a saúde dos trabalhadores rurais no contexto da agricultura familiar. Foi possível analisar a atividade produtiva rural, em relação à exposição a poeiras agrícolas (orgânicas e minerais), além de investigar as relações entre fatores ocupacionais e a ocorrência de sintomas respiratórios, asma e doenças respiratórias crônicas.

Com a percepção de um grande número de trabalhadores rurais no município, foi proposta uma articulação envolvendo as Unidades de Saúde da Família, Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, e Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, identificando os trabalhadores destes serviços, realizando o diagnóstico inicial e analisando as condições de trabalho, saúde e estilo de vida deste público.
Foram incluídos na pesquisa 78 trabalhadores rurais vinculados ao Sindicato do Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura. Destes, com a realização da espirometria ocupacional, foram diagnosticados 26 trabalhadores acometidos por doenças pulmonares, encaminhando-os aos serviços especializados e iniciando os tratamentos de forma precoce.
Além da captação precoce através da espirometria, foram promovidas ações de educação em saúde entre os trabalhadores, enfatizando a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual – já distribuídos através do SESST, e a importância da realização de exames periódicos, visando diagnóstico e tratamento precoce para possíveis comorbidades.
Seguindo esta metodologia, foi possível desenvolver um trabalho eficaz de promoção da saúde do trabalhador de zona rural, contribuindo para melhoria de sua qualidade de vida.

Com a realização deste exame, foi possível identificar de forma precoce possíveis problemas respiratórios causados por esses agentes, permitindo intervenções preventivas e o monitoramento da saúde pulmonar ao longo do tempo.
A prevalência de sinais e sintomas respiratórios pode ser considerada elevada na população estudada, considerando o diagnóstico de doenças pulmonares ocupacionais em 33% da população analisada, com presença de sinais e/ou sintomas respiratórios. Os resultados do presente estudo apontam a necessidade de se investir na proteção respiratória dos agricultores familiares e trabalhadores rurais assalariados, principalmente durante a realização de atividades com maior concentração de poeiras agrícolas.
A continuidade da busca ativa será necessária, a fim de captar de forma precoce outros trabalhadores do campo acometidos por doenças pulmonares ocupacionais, bem como promover sua evolução a longo prazo.

Os trabalhadores rurais estão frequentemente expostos a uma variedade de agentes irritantes e poluentes do ar, como poeira, fumaça, pesticidas e produtos químicos agrícolas. Essas exposições podem levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias, como asma ocupacional, bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A realização da espirometria ocupacional permite detectar precocemente quaisquer alterações na função pulmonar, mesmo antes que os sintomas se manifestem clinicamente, permitindo intervenções preventivas e tratamento precoce.
A realização da espirometria pode ser uma oportunidade para educar os trabalhadores rurais sobre os riscos ocupacionais à saúde respiratória e fornecer orientações sobre práticas de trabalho seguras e medidas de prevenção.
Com isto, é possível concluir que a espirometria desempenha um papel vital na proteção da saúde respiratória dos trabalhadores rurais, permitindo a detecção precoce, o monitoramento contínuo e a prevenção de doenças respiratórias ocupacionais, além de fornecer uma ferramenta essencial para avaliar a eficácia das medidas de controle de exposição implementadas.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora e-Multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Andressa Carolina Sousa de Araujo Góes, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima, Sheila Aparecida Lourenço, Wagner Moreira de Almeida, Erika Oliveira de Lima Maciel

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked