A Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada como estratégia prioritária e consolidadora da Atenção Básica (BRASIL, 2017). Para tanto, é necessário que cada equipe conheça o seu território, potências e fragilidade, e assim permitir a organização de cada serviço a partir de suas peculiaridades, esta deve ser pautada pelo trabalho em equipe, desenvolvendo novas práticas apropriadas à realidade, de forma crítica e transdisciplinar, conforme princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) (BRASIL, 2017). Buscando fortalecer os serviços e apoiar as ESF, realizou-se o diagnóstico situacional da atenção primária e as principais fragilidades identificadas foram tomada de decisões verticalizadas.
Compreender a dinâmica de trabalho de cada ESF, identificar fragilidades e fortalezas, propondo intervenções a partir de ações que fortalecessem a organização do serviço com base nos princípios e nas diretrizes da PNAB.
Diante do exposto, podemos dizer que o diagnóstico, possibilitou além da visualização das dificuldades diárias de cada ESF, a criação de espaços de diálogos e formação, favorecendo uma avaliação critica reflexiva, propositiva de cada serviço, promovendo o planejamento de estratégias de intervenção individuais e coletivas. E ainda possibilitou a interação da gestão e dos trabalhadores permitindo a construção de novos pactos de convivência e práticas, que aproximem o SUS da atenção integral à saúde.
Porto Nacional, TO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO