Olá,

Visitante

Ações de Imunização em Parauapebas – Pa: Superando Desafios e Avançando na Saúde Pública

Categoria não especificada

Em 2021, a Supervisão de Imunização da Atenção Primária à Saúde de Parauapebas – PA foi criada para fortalecer as ações de imunização no município. A equipe, composta por uma enfermeira chefe, 4 técnicas de enfermagem e 1 auxiliar administrativo, tem desenvolvido um trabalho consistente de capacitação e atualização das salas de vacinação nas 24 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, foram traçadas estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite e atingir grupos específicos como empresas terceirizadas da Vale, comércios, escolas e áreas descobertas. Durante a pandemia de Covid-19, foram montadas equipes de vacinação em vários locais como shopping, escolas e igrejas, com horários estendidos e a criação de um centro de vacinação no centro da cidade na escola Chico Mendes, além de polos de vacinação em unidades estratégicas durante os finais de semana.

Com base nos resultados da Pesquisa ImunizaSUS e na análise da realidade local, os principais desafios identificados para aumentar as coberturas vacinais em Parauapebas são: – Baixa adesão das famílias às campanhas de vacinação; – Falta de atualização das carteiras de vacinação das crianças; – Falta de informações adequadas sobre as vacinas e seus benefícios; – Falta de incentivos para a imunização em empresas e escolas.

Para enfrentar os desafios identificados, algumas estratégias que poderiam ser adotadas incluem: – Melhorar as campanhas de conscientização sobre a importância da imunização, utilizando diferentes meios de comunicação; – Ampliar as parcerias com empresas, escolas e outras instituições para a realização de ações de vacinação em locais de fácil acesso para a população; – Fortalecer as estratégias de busca ativa para garantir a atualização das carteiras de vacinação das crianças; – Disponibilizar informações claras e acessíveis sobre as vacinas e seus benefícios, utilizando diferentes meios de comunicação.

Com base na análise dos dados e na reflexão sobre os problemas e desafios das ações de imunização em Parauapebas-PA, é possível concluir que a Supervisão de Imunização da Atenção Primária à Saúde tem desenvolvido um trabalho de qualidade, com equipes capacitadas e estratégias inovadoras para o alcance da cobertura vacinal. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a necessidade de melhorar a comunicação com a população, aprimorar a gestão de estoques de vacinas e equipamentos, e ampliar o acesso às vacinas em áreas descobertas. Para fortalecer as ações de imunização em Parauapebas-PA, é recomendável que sejam adotadas as seguintes estratégias: – Fortalecimento da gestão: é importante aprimorar a gestão de estoques de vacinas e equipamentos, bem como desenvolver sistemas de informação eficazes para monitorar as coberturas vacinais, identificar as áreas de baixa cobertura e planejar as estratégias de vacinação; – Ampliação do acesso: é necessário ampliar o acesso às vacinas em áreas remotas, por meio de equipes volantes e estratégias de vacinação em postos de saúde móveis. Também é importante fortalecer ainda mais parcerias com empresas, escolas e outras organizações para aumentar o acesso às vacinas; – Comunicação e informação: é fundamental desenvolver campanhas de comunicação e informação para conscientizar a população sobre a importância da vacinação e esclarecer dúvidas e mitos relacionados às vacinas. É possível utilizar diversas mídias, como rádio, TV, jornais, redes sociais e cartazes em locais públicos; – Capacitação e treinamento: é essencial capacitar e treinar as equipes de saúde que atuam nas salas de vacinação, para que possam realizar o trabalho com qualidade e segurança. Também é importante promover capacitações para os gestores e coordenadores de saúde, para que possam planejar e coordenar as ações de imunização de forma eficiente.

Principal

Aline Barboza Neves Marques

Coautores

Seanne Rodrigues da Silva

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste do Certificado
Minas Gerais
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba