Partindo do protocolo de curativos implantado no município de Piraí, identificamos a necessidade de avaliar de forma criteriosa não apenas a ferida mais a causa dela, Realizando uma avaliação global onde toda equipe multidisciplinar atua em rede para acelerar o processo de cicatrização em feridas crônicas.
1. Qualificar o processo de trabalho envolvendo toda equipe multidisciplinar no processo de cicatrização de feridas.
2. Identificar os fatores sistêmicos, emocionais e doença de base através de escuta qualificada e avaliação integrativa.
3. Realizar plano de tratamento e manutenção do cuidado continuado junto a equipe multidisciplinar. .
Ao aplicar o plano de cuidados integrativos a equipe observou resultados significativos principalmente em pacientes portadores de Úlceras venosas que traziam feridas de difícil cicatrização por anos.
Observamos também através da escuta qualificada que alguns desses pacientes faziam parte da lista nominal de pacientes portadores de Hipertensão e diabetes.
Identificamos através de exames laboratoriais que a maioria desses pacientes apresentavam deficiência de vitamina D ou baixo nível de vitamina b12.
Acreditamos que a educação permanente contribuiu de forma significativa para o aprimoramento das práticas realizadas dentro da Unidade, pelo qual despertou o interesse de toda equipe de realizar um plano de cuidado integrativo com coberturas especiais , que quando utilizadas de forma correta contribuem para cicatrização de feridas , a equipe passou a ter uma visão diferente , acreditando que o processo de cicatrização não é sobre fazer curativos e sim sobre tratar feridas, sobretudo se encantar pelo processo .
R. Moacir Barbosa, 73 - Centro, Piraí - RJ, 27175-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO