Olá,

Visitante

Pratica Clínica na Atenção Primaria em Rio bonito- RJ: uma experiência visando o aperfeiçoamento da assistência médica nas áreas de obstetrícia, ginecologia e pediatria.

: Em 2023, após a realização de uma análise dos encaminhamentos realizados pela Atenção Primária para a Rede Especializada, a Secretaria Municipal de Saúde em Rio Bonito- RJ identificou uma considerável demanda reprimida com relação a atendimentos pediátricos, ginecológicos e obstétricos. Diante disso, buscamos entender qual seria o problema a ser resolvido para que o público alvo: mulheres, gestantes e crianças, fossem atendidos com maior resolutividade possível. Com esse intuito, analisamos os respectivos direcionamentos e assim, evidenciamos que muitos dos problemas levantados como motivos de encaminhamento tratavam-se de questões de solução na Atenção Primaria (APS).
Desta forma, tendo em vista a qualificação da assistência e resolutividade na APS, iniciou-se a estratégia de Educação Permanente em Saúde (EPS) para realizar protocolos de saúde instituidos e aperfeiçoar os atendimentos dos médicos da Estratégia da Saúde e da Família.
Esse trabalho visa apresentar uma experiência que busca a primorar a Atenção Primária, entendendo- a como porta de entrada e estratégia fundamental para desafogar a Atenção Especializada do Municipio.OBJETIVO GERAL: Qualificare dar resolutividade da assistenciamédica a mulheres, Gestantes e Crianças na Atenção Primaria através da Educação em Saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Zerar a fila de espera no atendimento especializado
– Fortalecer o vinculo entre os medicos da Rede
– Qualificar a assistencia
– Promover praticas clinicas reflexivas e criticas

Em 2023, após a realização de uma análise dos encaminhamentos realizados pela Atenção Primária para a Rede Especializada, a Secretaria Municipal de Saúde em Rio Bonito- RJ identificou uma considerável demanda reprimida com relação a atendimentos pediátricos, ginecológicos e obstétricos. Diante disso, buscamos entender qual seria o problema a ser resolvido para que o público alvo: mulheres, gestantes e crianças, fossem atendidos com maior resolutividade possível.

A experiência teve inicio em 05/2023 e em 10/2023 a demanda reprimida de pediatria foi zerada
– Atualmente não temos demanda reprimida em Ginecologia.
– Os casos de morte materna do municipio no seguinte ano foram zerados.
– Toda equipe da Atenção Primaria passou por uma serie de capacitações presenciais abordando os mais diversos temas envolvendo a saude Materno Infantil para que fosse fortalecida a autonomia profissional, os protocolos assistencias e o SUS.

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é fundamental na gestao em saude e tras uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Considerando os profissionais como principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e intervir com elevada qualidade e acertividade. A EPS reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integradas e na escutada diversidadeno territorio considerando sua identidade. A mudança das estratégias de organização e do exercício da atenção, da gestão, da participação ou da formação é construída na prática de equipes, sendo considerado a necessidade de implementar um trabalho relevante, de qualidade e resolutividade. As demandas para qualificação ou especialização são demandas para a promoção de pensamentos e ações estrategicas.
Recomendamos a utilização da EPS como ferramenta de gestão em saude para alcance de metas e reorientação nos processos de trabalho, sempre visando a melhoria da assistencia prestada aos usuarios.

Principal

Erika Grugel Lima

Coordenação ESF

Coautores

Erika Grugel Lima e Fernanda Gross

A prática foi aplicada em

Rio Bonito

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rodovia Br101 - Praça Cruzeiro - Rio Bonito

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Almeida martins

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 abr 2024

e atualizada em

02 abr 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo