FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Este projeto iniciou no ano de 2007 e tem como objetivo reduzir o índice de cárie dentária nos escolares, diminuindo com isto o número de dentes perdidos, a dor e o medo de ir ao dentista. Almejando ainda, trazer a família para dentro deste contexto, enfatizando a conscientização do cuidado da nossa saúde bucal. DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Baseado na coleta de dados referentes ao Índice CPO-D simplificado, realizado pela primeira vez no ano de 2008, referente ao ano de 2007. Que nos apontou altos valores de CPO-D e ceo-d, realizando assim um planejamento estratégico situacional do nosso município, algumas ações foram instituídas como, escovação supervisionada e bochecho com flúor (flúor apenas para os escolares a partir dos seis anos), a cada 15 dias nas escolas do município, com crianças de 2 a 12 anos. Palestras educativas com temas voltados a saúde bucal, rodas de conversa, jogos, filmes, e demais atividades lúdicas pertinentes a cada faixa etária atendida. Para a realização das escovações nas escolas são distribuídos, pela secretaria municipal de saúde, escovas dentais e fio dental para cada criança. Os cremes dentais para uso no projeto são entregues a secretária de cada escola. A troca das escovas é realizada a cada 6 meses. A escovação supervisionada, no início do projeto, era realizada por dois grupos de profissionais, em um grupo estavam a Dentista e a Técnica em Saúde bucal e no outro grupo estavam as Agentes Comunitárias de Saúde que foram capacitadas pela equipe de saúde bucal para desenvolver esta atividade. Os dois grupos intercalavam a atividade realizando a cada 15 dias. Juntamente com estas atividades de prevenção e promoção de saúde eram oferecidos atendimentos odontológicos aos escolares duas vezes na semana. As crianças para atendimento eram selecionadas e chamadas pela equipe de saúde bucal, e então o motorista da saúde ou um motorista da educação traziam estas crianças até a Unidade de Saúde para atendimento, em geral era um número de 5 a 8 crianças por turno, manhã e tarde. Após o atendimento elas eram levadas de volta para a escola. O controle da necessidade de vir mais vezes para atendimento clínico era feito com base nos dados coletados no índice CPO-D e ceo-d. Foram realizadas explanações nas assembleias de pais e mestres das escolas, para mostrar a realidade da saúde bucal destes escolares as suas famílias. E despertar a preocupação com a saúde bucal da criança. Nestas palestras eram feitas orientações em saúde, dúvidas eram respondidas e ocorria troca de ideias, no intuito de melhorar a qualidade da saúde bucal destes escolares. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Porem para saber se o projeto estava tendo resultado, realizamos novamente o índice de CPO-D aos 12 anos para avaliar nossas ações. Este índice é realizado no início do ano letivo nas escolas do município. O CPO-D mede a experiência de cárie na dentição permanente, e vem sendo largamente utili

O município de Tigrinhos possui 1.757 habitantes, segundo dados IBGE, destes 417 são crianças matriculadas nas escolas do município, em idade escolar. Considerando que a cárie dentária ainda se constitui um importante problema de saúde pública, desenvolvemos no município de Tigrinhos um projeto de saúde bucal nas escolas juntamente com o atendimento clínico na unidade de saúde, aonde contemplamos todos os escolares, sendo 284 dessas crianças com idade de 2 a 12 anos o público alvo deste trabalho.

Através da analise dos resultados, podemos concluir como um trabalho intersetorial entre escola, saúde e família é importante para obter bons resultados. E conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde da boca. Trabalho este realizado de forma gradativa e planejada, com continuidade de ações. Resultando agora, em uma atividade mais de prevenção e promoção, do que recuperação de saúde destes escolares.

Principal

Júlia Maria Spessato Zanco,Elisiani Janara Neu

odontologiatigrinhos@gmail.com

A prática foi aplicada em

Tigrinhos

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Júlia Maria Spessato Zanco,Elisiani Janara Neu

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas