Capacitação para avaliação e prescrição de cadeiras de rodas pelo SUS no interior de Rondônia

A I Gerência Regional de Saúde de Ji-Paraná, Rondônia, desempenha um papel crucial na organização e integração dos serviços de saúde para 17 municípios, atuando como ponte entre a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais. Com a divisão estratégica em 3 microrregiões, busca descentralizar os serviços e facilitar o acesso da população, promovendo a integração entre atenção primária, especializada e hospitalar. Identificou-se, a partir de diagnóstico situacional na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da Região Central e Vale do Guaporé, a necessidade de capacitar profissionais da assitênciais e técnico-administrativos na Avaliação e Prescrição de OPM’s (Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção) em Laudo APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais Laudo de Solicitação/Autorização), visando melhorar a gestão de processos assistenciais, reduzir ações judiciais e evitar glosas administrativas. Essa abordagem reforça as Redes de Atenção à Saúde (RAS), garantindo um cuidado integral e resolutivo, desde a promoção à reabilitação, com impacto direto na qualidade de vida e na eficiência do sistema de saúde regional. A capacitação aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação de Ji-Paraná CER III, sendo este o ponto de referencia para a Região de Saúde.

Aplicado ferramenta de gestão em análise SWOT, que permitiu identificar os fortes, fracos, oportunidades e ameaças para esta ação. Através dela foi identificada a necessidade de capacitação em OPMs foi apontada para reduzir glosas e ações judiciais, fortalecendo o cuidado.

A capacitação em OPMs comprovada em 97 processos montados, 167 procedimentos prescritos e 158 liberados, com eficácia de 94,61% no 3º quadrimestre. Para análise do período foi aplicada a Matriz de importância-desempenho, onde permitiu avaliar a importância de cada fator em relação ao desempenho na resposta da ação.

Recomenda-se envolver equipes municipais desde o início, oferecer capacitações práticas e monitorar indicadores para medir os resultados periodicamente.

Principal

Yargo Alexandre de Farias Machado

yargoalexandre@gmail.com

Fisioterapeuta - Técnico em Gestão em Saúde na IGRS

Coautores

Cristiely Alves Oliveira

A prática foi aplicada em

Ji-Paraná

Rondônia

Norte

Esta prática está vinculada a

R. Júlio Guerra, 388 - Bairro Centro, Ji-Paraná - RO, 76900-034

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Yargo Alexandre de Farias Machado

Conta vinculada

12 dez 2024

CADASTRO

16 dez 2024

ATUALIZAÇÃO

17 set 2024

inicio

18 set 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas