O trabalho de acolhimento realizado pela psicóloga às famílias e cuidadores no setor de Observação da Unidade de Pronto Atendimento, foi possível perceber o sofrimento psíquico das famílias e cuidadores das crianças adoecidas, apresentando pensamentos disfuncionais projetados a um futuro ou passado como por exemplo: pensando no que pode acontecer como agravamento da doença, internação em leito de UTI em Unidade Hospitalar, relatando sobre casos da doença em conhecidos e familiares pelo qual houve agravamento da doença, sendo desencadeado sentimento de ansiedade, medo, angústia, culpa, estresse. É realizado um treinamento de habilidade e práticas com os pais ou acompanhantes, pelo qual é ensinado a prática de meditação para a concentração no presente, como prestar atenção na respiração, nas sensações físicas, realizar a prática em um tempo de 5 minutos, sempre que os pensamentos projetarem para o futuro ou passado voltarem. .
O sofrimento diante o adoecimento e a mudança da rotina de toda a família, não só da criança, causa mudança brusca na rotina, sendo um elemento estressor e, assim colaborando com a desorganização cognitiva, desequilíbrio das famílias e cuidadores, a dificuldade no manejo dos cuidados misturando com as emoções, podendo implicar no cuidado com qualidade a criança doente.
Com o trabalho de práticas de Atenção Plena no setor de observação da Unidade, realizado com os pais, pode perceber melhora significativa na diminuição do estresse, ansiedade e, assim colaborando com a qualidade no cuidado com a criança adoecida. Foi perceptível a diminuição do sofrimento, bem como feedback positivos dos acolhidos, como redução do estresse, ansiedade. A projeção ao passado e futuro gera angústia, ansiedade, medo, culpa, quando voltamos para o momento presente apresenta diminuição dos sentimentos e, assim organização cognitiva, ajudando na resolução de problemas, na aceitação da doença, ajudando no enfrentamento.
Diante do que foi exposto, foi possível mostrar a importância da Prática de Atenção Plena no cuidado aos pais, podendo essas práticas ser realizado em qualquer lugar ou horário do dia, pois como toda prática precisa ser praticada e, assim podendo obter resultados eficiente para a diminuição da ansiedade, depressão, irritabilidade, melhora na qualidade de sono, entre outros fatores, proporcionando qualidade no cuidado e, assim contribuindo com a diminuição do sofrimento, bem como aceitação do tratamento da doença.
Vagalume Saúde Infantil - Rua Manuel de Oliveira - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO