Apresentação da elaboração do plano municipal de saúde de Afuá 2019 a 2021 baseado nos momentos do planejamento estratégico situacional

A elaboração do Plano Municipal de Saúde de Afuá visa organizar as ações e serviços públicos de saúde, com projeção ascendente, respeitando os momentos do planejamento estratégico situacional, além de cumprir as exigências formais previstas nas Leis 8.080/90 e 8.142/90, que irão concretizar o compromisso do gestor na consolidação do SUS, baseado no resultado da análise do território, em consonância com os relatórios de gestão e o plano municipal de governo, sendo um instrumento dinâmico, a ser consultado periodicamente e analisado a cada ano, visando monitorar e avaliar a efetividade das ações propostas em relação às necessidades evidenciadas. Para tanto, a suma do trabalho está no controle social, fornecendo diretrizes para formulação dos planos de saúde, sendo necessário, para entender o processo, o dialogo com os atores sociais, estabelecendo prioridades no território, no âmbito da micro e macropolítica, contribuindo para o acesso equânime a rede de atenção à saúde.

Objetivo geral: expor o processo de planejamento estratégico situacional do Plano Municipal de Saúde de Afuá, período de 2018/2021. Objetivos específicos: demonstrar as ações estratégicas integradas e manter a avaliação e monitoramento.
A metodologia de avaliação das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do Plano Municipal de Saúde de Afuá estão sendo realizadas de forma ilustrada através das cores verde (simboliza que foi alcançada), amarela (significa o alcance parcial, necessitando do fortalecimento nas ações programadas) e vermelha (simboliza que não foi alcançado, a qual requer novas análises, discussões e propostas para que as ações possam ser implementadas), visando demonstrar os resultados alcançados a coletividade, partindo do pressuposto de que sem a participação dos atores sociais no processo, o trabalho nasce fadado ao fracasso, servindo para cumprir exigências legais.

Organização do processo de planejamento de forma ascendente. Oferta dos serviços de saúde conforme a realidade local. Realização de ações de saúde de forma integrada. Redução da gestão tradicional, cartorial e departamentalizada. Implantação e implementação dos fluxos organizativos no Sistema Único de Saúde . Organização de uma agenda de educação permanente e continuada para a formação dos gestores, trabalhadores e controle social. Fortalecimento e consolidação da Rede de Atenção à Saúde para atender as necessidades da população. Implementação do monitoramento e avaliação das diretrizes, objetivos, metas e indicadores dos resultados alcançados ou não. Contudo, este processo de gestão, requer avaliações periódicas e sistematizadas dos resultados alcançados ou não das diretrizes, objetivos, metas e indicadores através dos relatórios anuais de gestão, operacionalizados por meio das programações anuais de saúde, e do monitoramento e avaliação, com a participação do controle social, revisados pela equipe técnica do SUS, avaliando o cumprimento parcial ou total dos resultados pactuados, respeitando os regramentos legais.

Principal

Valéria Maria Dias Lacerda De Araújo

valeria46lacerda@gmail.com

Coautores

Jeremias Aparecido Resende De Souza, Joésio Rodrigues da Silva, Patrícia Santos Quaresma

A prática foi aplicada em

Afuá

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Afuá (PA)

Tv. Benjamin Constant, n 196, Afuá - PA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Valéria Maria Dias Lacerda De Araújo

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas