- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A elaboração do Plano Municipal de Saúde de Afuá visa organizar as ações e serviços públicos de saúde, com projeção ascendente, respeitando os momentos do planejamento estratégico situacional, além de cumprir as exigências formais previstas nas Leis 8.080/90 e 8.142/90, que irão concretizar o compromisso do gestor na consolidação do SUS, baseado no resultado da análise do território, em consonância com os relatórios de gestão e o plano municipal de governo, sendo um instrumento dinâmico, a ser consultado periodicamente e analisado a cada ano, visando monitorar e avaliar a efetividade das ações propostas em relação às necessidades evidenciadas. Para tanto, a suma do trabalho está no controle social, fornecendo diretrizes para formulação dos planos de saúde, sendo necessário, para entender o processo, o dialogo com os atores sociais, estabelecendo prioridades no território, no âmbito da micro e macropolítica, contribuindo para o acesso equânime a rede de atenção à saúde.
Objetivo geral: expor o processo de planejamento estratégico situacional do Plano Municipal de Saúde de Afuá, período de 2018/2021. Objetivos específicos: demonstrar as ações estratégicas integradas e manter a avaliação e monitoramento.
A metodologia de avaliação das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do Plano Municipal de Saúde de Afuá estão sendo realizadas de forma ilustrada através das cores verde (simboliza que foi alcançada), amarela (significa o alcance parcial, necessitando do fortalecimento nas ações programadas) e vermelha (simboliza que não foi alcançado, a qual requer novas análises, discussões e propostas para que as ações possam ser implementadas), visando demonstrar os resultados alcançados a coletividade, partindo do pressuposto de que sem a participação dos atores sociais no processo, o trabalho nasce fadado ao fracasso, servindo para cumprir exigências legais.
Organização do processo de planejamento de forma ascendente. Oferta dos serviços de saúde conforme a realidade local. Realização de ações de saúde de forma integrada. Redução da gestão tradicional, cartorial e departamentalizada. Implantação e implementação dos fluxos organizativos no Sistema Único de Saúde . Organização de uma agenda de educação permanente e continuada para a formação dos gestores, trabalhadores e controle social. Fortalecimento e consolidação da Rede de Atenção à Saúde para atender as necessidades da população. Implementação do monitoramento e avaliação das diretrizes, objetivos, metas e indicadores dos resultados alcançados ou não. Contudo, este processo de gestão, requer avaliações periódicas e sistematizadas dos resultados alcançados ou não das diretrizes, objetivos, metas e indicadores através dos relatórios anuais de gestão, operacionalizados por meio das programações anuais de saúde, e do monitoramento e avaliação, com a participação do controle social, revisados pela equipe técnica do SUS, avaliando o cumprimento parcial ou total dos resultados pactuados, respeitando os regramentos legais.
Tv. Benjamin Constant, n 196, Afuá - PA, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO