Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança (PB)

Inserido na atenção primaria à saúde, o programa de puericultura é formado por um conjunto de ações que buscam garantir que todas as crianças recebam o acompanhamento adequado de seu crescimento e desenvolvimento, além de receber orientações e cuidados necessários, fortalecendo a relação entre a equipe de saúde e a família. Diante da importância dessa temática e a partir da percepção de fragilidades encontradas na realização das consultas de puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Bela Vista e Logradouro localizadas no município de Esperança, interior do estado da Paraíba (PB), elaborou-se e executou-se este projeto o qual buscou identificar os problemas enfrentados, formular estratégias de enfrentamento a esses, e melhorar o acompanhamento das consultas de puericultura na área de atuação das equipes, buscando assim a melhoria destes.

A execução do nosso projeto de intervenção teve início após a identificação dos problemas comuns enfrentados nas UBSFs citadas, problemas confirmados através de resumos de dados de produção. Formulamos estratégias de enfrentamento a esses, por meio do planejamento de como seria realizado. Utilizamos o método de Carlos Matus, conhecido como Planejamento Estratégico Situacional (PES). Entre os materiais e métodos para o desenvolvimento e execução das ações direcionadas à equipe e à população-alvo.
Estão: cronograma; levantamento do quantitativo de gestantes e mães com crianças na faixa etária de 0 a 2 anos; marcações e realizações de reuniões com todos os profissionais atuantes das Unidades e o público de puericultura; questionários de avaliação; e avaliação dos resultados, entre outros exemplos.

Conclui-se que o Projeto de Intervenção, cujo objetivo principal foi estimular a adesão à puericultura nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Logradouro e Bela Vista, localizadas no município de Esperança (PB) obteve êxito.
As ações promovidas proporcionaram, em primeiro lugar, a sensibilização e motivação das equipes, as quais passaram a reconhecer ainda mais a importância da puericultura como um serviço de prevenção na atenção básica. Em segundo plano, as atividades realizadas com as mães e gestantes despertaram nelas a percepção dos benefícios da adesão à puericultura para a saúde de seus bebês e famílias, tanto a curto, médio e longo prazo.

Este projeto teve o mérito de poder contribuir para o empoderamento da comunidade por meio do apoio às práticas de autocuidado de gestantes, mães e crianças, ficando assim o incentivo para outras equipes de saúde realizarem e promoverem mais ações e projetos como este. Reconhecendo que as práticas de educação em saúde se mostram indispensáveis para uma sociedade que busca hábitos de vida mais saudáveis, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.

Principal

Josivania de Almeida Barbosa Luna

Josi.almeidabl@gmail.com

Agente Comunitário de Saúde

Coautores

Josivânia de Almeida Barbosa Luna, Daiane Cassiano Matias, Elyson Targino Tomáz, Luiz Carlos Barboza, Simone Batista Araújo dos Santos

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Antenor Navarro, nº 837, Centro Administrativo, Esperança - PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josivania de Almeida Barbosa Luna

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

25 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

30 jan 2023

inicio

16 jun 2023

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas