A Síndrome Fibromiálgica (SFM), uma síndrome de dor crônica primária, é uma condição complexa, marcada pela alta carga de incapacidade funcional e sofrimento emocional, especialmente pela presença de dor crônica generalizada e rigidez, embora acompanhe outras comorbidades marcantes, como fadiga, problemas do sono, distúrbio de memória e concentração, onde tais sintomas impõem, em geral, um peso e estigma à vida das pacientes, em sua maioria mulheres, bem como às suas famílias e à sociedade.
Visto que grande parte dos estudos das últimas quatro décadas sobre fibromialgia tenderam a um olhar voltado para a investigação da sua patogenia e fisiopatologia, uma crescente corrente científica nas últimas duas décadas tem sido estabelecida em paralelo na busca por condições mais precisas de diagnóstico clínico, como uma via para dirimir os maiores desafios que as pacientes fibromiálgicas enfrentam na sua jornada: o SUBDIAGNÓSTICO e DIAGNÓSTICO TARDIO. Entretanto, devido a sua alta prevalência e o caráter predominantemente clínico, a SFM tem encontrado nos cuidados ao nível da atenção primária à saúde (APS) uma fértil via de manejo diagnóstico para enfrentamento de tais desafios.
Nessa perspectiva da atenção à fibromialgia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia, através da linha de pesquisa em dor do Programa de Pós-Graduação em Patologia Investigativa (PPGPI), em parceria com o Telessaúde Bahia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, propõe potencializar potencializar a resolubilidade e fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família frente à Síndrome Fibromiálgica, mediante a oferta de Tele-Educação à distância direcionada aos variados profissionais que compõem as equipes da ESF dos 417 municípios baianos.
O foco dos produtos mediados por pesquisadores qualificados da UFOB está na educação permanente de manejo primário, diagnóstico e tratamentos farmacológicos e não-farmacológicos da fibromialgia por parte dos profissionais da saúde da Atenção Primária à Saúde na Bahia.
Considerando que a Síndrome Fibromiálgica possui uma prevalência estimada no Brasil por volta de 2,5% da população, como estima da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), consequentemente estimamos na Bahia uma população de 350mil pacientes, aproximadamente. Visto tais dados, e observando a limitada interiorização da saúde, demanda crescente de fibromiálgicas nos consultórios aos cuidados primários, bem como a baixa disponibilidade e acesso à profissionais da atenção especializada para diagnóstico da patologia, especialmente a serviços de reumatologia, a Atenção Primária à Saúde, a partir dos(as) médicos(as) que à compõe dentro dos 417 municípios baianos, torna-se ambiente fértil para assumir o manejo, diagnóstico e tratamento da SFM, em especial pela natureza formativa de tais profissionais com predileções à um olhar biopsicossocial ao paciente e à sua comunidade.
Estimamos que, aos disponibilizar vídeo-aulas autoinstrucionais de qualificação na plataforma Telessaúde Bahia acerca da síndrome fibromiálgica, e direcionadas aos(as) profissionais médicos(as) atuantes na APS da Bahia, conseguiremos dirimir os maiores desafios da fibromialgia historicamente, o subdiagnóstico e diagnóstico tardio. Aumentando o aporte clínico, antes exclusivo da reumatologia, desejamos capacitar a APS como nível de saúde também fértil para assistência clínica.
As videoaulas foram cuidadosamente desenvolvidas pelo Dr. Bruno H. S. Ramos, clínico da dor e pesquisador em fibromialgia pelo Programa de Patologia Investigativa da UFOB, com o objetivo de oferecer conhecimentos atualizados e estratégias práticas para melhorar o diagnóstico, tratamento e suporte aos pacientes com fibromialgia. As vídeos-aulas podem ser acessadas no site do Telessaúde Bahia, bem como, de forma mais usual, pela plataforma do programa no Youtube.
Detalhes das Videoaulas:
1ª Videoaula – A Fibromialgia na Atenção Primária à Saúde
Link: https://www.youtube.com/watch?v=2r06BIsSxQM&list=PLAi–qhEQLOT0omzvA1UMTC9nGYYiCN5Y&index=2
– Objetivo da aula: Aqui, são explorados os fundamentos científicos da fibromialgia, destacando a natureza complexa dos sintomas e a importância de uma abordagem biopsicossocial na APS.
2ª Videoaula – Diagnóstico da Síndrome Fibromiálgica na APS
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uEhCBXkaflE&list=PLAi–qhEQLOT0omzvA1UMTC9nGYYiCN5Y&index=3
– Objetivo da aula: Aprofundamos nos critérios diagnósticos da fibromialgia ao longo do tempo e discutimos os critérios diagnósticos mais recentes que podem auxiliar o manejo clínico na APS.
3ª Videoaula – A Dose Certa do Tratamento da Fibromialgia na APS
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5HRL0CUP-hU&list=PLAi–qhEQLOT0omzvA1UMTC9nGYYiCN5Y&index=1
Objetivo da aula: Abordamos as melhores práticas no tratamento da fibromialgia, incluindo os mais recentes avanços entre as terapias farmacológicas e não farmacológicas, bem como intervenções multidisciplinares mais atuais da síndrome fibromiálgica.
Universidade Federal do Oeste da Bahia - Campus Reitor Edgard Santos - Rua da prainha - Morada Nobre, Barreiras - BA, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO