- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Adriana Vargas
- 13 nov 2024
As práticas integrativas iniciaram oficialmente o seu serviço no município de Recife em 2004 antes mesmo da política nacional em PICS, por via da Unidade de Cuidados Integrais em Saúde (UCIS) Guilherme Abath, alocada no Distrito Sanitário 2. Mediante as ações estratégicas e articulações políticas tornou-se possível no ano de 2011 a criação do Núcleo de Apoio as Práticas Integrativas (NAPI), que vem articulando e levando as terapêuticas a outros territórios do município, e neste mesmo ano a criação de uma segunda unidade a UCIS SIS Serviço Integrado de Saúde, situada no Distrito sanitário 4. Para os serviços em PICS alcançar as demais regiões da cidade a Política Municipal de Práticas Integrativas (PMPIC), vem realizando grandes formações distritais de 12 terapêuticas diferentes para os profissionais de saúde da atenção básica, expandindo o acesso das PICS as unidades de saúde da família e demais políticas como NASF, PAC entre outras. Atualmente a PMPIC Recife vem investido na requalificação das suas unidades e serviço, na expansão via os cursos de formação e trabalhando na criação da farmácia viva tipo 3, que visa fornecer medicamentos fitoterápicos para a rede municipal de saúde.
É crescente a procura por atendimentos nas práticas integrativas tanto pelos usuários que buscam superação de seus adoecimentos e melhor qualidade de vida, como pelos profissionais de saúde que percebem o esgotamento da resolutividade dos métodos comuns derivados da biomedicina. No município de Recife não é diferente, contudo mesmo tendo um serviço e uma política municipal em PICS estabelecida não é o suficiente para toda a busca que surge pelas terapêuticas. A situação agrava por ser uma política pública que não possui recurso indutor do ministério da saúde, deixando todos os encargos ao munícipio. Desta forma se faz necessário a expansão ao acesso a esta forma humanizada de se fazer saúde mesmo em condições de recursos desfavoráveis.
Urge a necessidade de financiamento próprio para a implementação e expansão das PICS. Tal medida irá expandir contundentemente os serviços em práticas integrativas não apenas em Recife mais em todo o país.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO