Olá,

Visitante

A Construção do Sistema de Monitoramento do Covid-19 Como Um Instrumento de Apoio a Gestão e Controle Social na Sms Petrópolis – Rj

A necessidade de monitorar e entender a dinâmica da nova doença, exigiu a obtenção de dados para subsidiar a tomada de decisão tanto da gestão municipal quanto da gestão da SMS. Em resposta a essa necessidade, a equipe técnica da SUPLAG, no final de março, iniciou o desenvolvimento de um sistema de geração e divulgação de dados para avaliar o comportamento da pandemia de COVID-19. O processo de construção do sistema possibilitou uma abordagem diferenciada, dinâmica e criativa. Diante de uma situação desconhecida, foi evidenciada a capacidade de encontrar novas respostas e soluções para velhos problemas e, oportunamente, utilizar as competências individuais e coletivas em benefício do interesse público e práticas de gestão.

Obter dados e informações de uma doença desconhecida, a fim de apoiar a tomada de decisão do Poder Público Municipal e a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de maneira ágil e confiável e que, frente à crise, pudesse ser economicamente viável.

Que os gestores invistam na qualificação da geração de informação, de forma mais detalhada e profissional. Investir, nem sempre significa dispêndio de recurso financeiro e sim, privilegiar as competências a partir de decisões corretas. Que o Controle Social utilize os dados e as informações para que desempenhem sua função de acompanhamento das ações do Poder Público, provocando-o de forma a promover transparência através da divulgação dos seus dados de gestão.

Principal

Marcelo José da Silveira

m82marcelo@gmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Petrópolis

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Marcelo José da Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Planejamento e Monitoramento das Ações de Vigilância ao Aedes Aegypt Realizadas pelos Acs na Unidade de Saúde da Família Rosa Machado/ Piraí- Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Toda Beleza Conta a Sua História: Ex-Pacientes de Hanseníase na Luta Contra o Estigma
Paraíba
Práticas
“ Integração das Ações Atenção Básica em Saúde e Vigilância em Saúde no Município de Barra de Santana – Paraíba “ – uma Realidade no Território “
Rio Grande do Norte
Práticas
Ações Desenvolvidas pela Vigilância Sanitária no Município de Cuité na Pandemia da Covid-19
Paraíba
Práticas
Atuação e respostas do comitê intersetorial de controle das arboviroses no municipio de Fortaleza no ano de 2017
Ceará
Práticas
Coccidioidomicose Pulmonar em Caçador de Tatus nos Sertões de Crateús
Ceará
Práticas
Construção de uma Modelagem Ecossistêmica para Vigilância em Saúde: Implementação de observatórios Epidemiológicos na Atenção Básica
Ceará
Práticas
Estratégias de Implementação da Vacina Contra Covid-19 no Estado da Paraíba
Paraíba
Práticas
Implementação da Rede de Apoio Aos Pacientes com Infecção Congênita Associada ao Vírus Storch ou Zika no Município de São José de Ribamar – Ma.
Maranhão