Olá,

Visitante

A Construção do Sistema de Monitoramento do Covid-19 Como Um Instrumento de Apoio a Gestão e Controle Social na Sms Petrópolis – Rj

A necessidade de monitorar e entender a dinâmica da nova doença, exigiu a obtenção de dados para subsidiar a tomada de decisão tanto da gestão municipal quanto da gestão da SMS. Em resposta a essa necessidade, a equipe técnica da SUPLAG, no final de março, iniciou o desenvolvimento de um sistema de geração e divulgação de dados para avaliar o comportamento da pandemia de COVID-19. O processo de construção do sistema possibilitou uma abordagem diferenciada, dinâmica e criativa. Diante de uma situação desconhecida, foi evidenciada a capacidade de encontrar novas respostas e soluções para velhos problemas e, oportunamente, utilizar as competências individuais e coletivas em benefício do interesse público e práticas de gestão.

Obter dados e informações de uma doença desconhecida, a fim de apoiar a tomada de decisão do Poder Público Municipal e a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de maneira ágil e confiável e que, frente à crise, pudesse ser economicamente viável.

Que os gestores invistam na qualificação da geração de informação, de forma mais detalhada e profissional. Investir, nem sempre significa dispêndio de recurso financeiro e sim, privilegiar as competências a partir de decisões corretas. Que o Controle Social utilize os dados e as informações para que desempenhem sua função de acompanhamento das ações do Poder Público, provocando-o de forma a promover transparência através da divulgação dos seus dados de gestão.

Principal

Marcelo José da Silveira

m82marcelo@gmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Petrópolis

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Marcelo José da Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
O Adolescente Como Promotor de Saúde Sexual e Reprodutiva em Seu Próprio Meio
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância da Febre Amarela nas Comunidades de Difícil Acesso no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Competição Interespecífica Entre Aedes Aegypti e Aedes Albopictus,e Sua Interferência na Incidência de Arboviroses Transmitidas pelo Aedes Aegypti, no Município de Rio Claro/RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Brincar de Reciclar
Rio de Janeiro
Práticas
Parceria Cerest-Big e Mpt: Um Relato de Experiência de Integração Interinstitucional
Bahia
Práticas
Qualidade e Segurança para os Alimentos Produzidos nas Agroindústrias Familiares de Matelândia
Paraná
Práticas
Mobilização Social na Campanha 10 Minutos Contra a Dengue e Chikungunya em Manaquiri
Amazonas
Práticas
Implantação de Um Painel das Ações de Controle Vetorial (Bingo) Realizadas pelos Agentes de Saúde do Município de Votuporanga, Sp.
São Paulo
Práticas
Relato do Aumento do Acesso ao Programa de Imunização na Atenção Básica de Silva Jardim/Rj.
Rio de Janeiro