- Promoção da Saúde
Ana Cristina Rodrigues Luna e Silva
- 15 abr 2024
A necessidade de monitorar e entender a dinâmica da nova doença, exigiu a obtenção de dados para subsidiar a tomada de decisão tanto da gestão municipal quanto da gestão da SMS. Em resposta a essa necessidade, a equipe técnica da SUPLAG, no final de março, iniciou o desenvolvimento de um sistema de geração e divulgação de dados para avaliar o comportamento da pandemia de COVID-19. O processo de construção do sistema possibilitou uma abordagem diferenciada, dinâmica e criativa. Diante de uma situação desconhecida, foi evidenciada a capacidade de encontrar novas respostas e soluções para velhos problemas e, oportunamente, utilizar as competências individuais e coletivas em benefício do interesse público e práticas de gestão.
Obter dados e informações de uma doença desconhecida, a fim de apoiar a tomada de decisão do Poder Público Municipal e a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de maneira ágil e confiável e que, frente à crise, pudesse ser economicamente viável.
Que os gestores invistam na qualificação da geração de informação, de forma mais detalhada e profissional. Investir, nem sempre significa dispêndio de recurso financeiro e sim, privilegiar as competências a partir de decisões corretas. Que o Controle Social utilize os dados e as informações para que desempenhem sua função de acompanhamento das ações do Poder Público, provocando-o de forma a promover transparência através da divulgação dos seus dados de gestão.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO