Olá,

Visitante

A Construção do Sistema de Monitoramento do Covid-19 Como Um Instrumento de Apoio a Gestão e Controle Social na Sms Petrópolis – Rj

A necessidade de monitorar e entender a dinâmica da nova doença, exigiu a obtenção de dados para subsidiar a tomada de decisão tanto da gestão municipal quanto da gestão da SMS. Em resposta a essa necessidade, a equipe técnica da SUPLAG, no final de março, iniciou o desenvolvimento de um sistema de geração e divulgação de dados para avaliar o comportamento da pandemia de COVID-19. O processo de construção do sistema possibilitou uma abordagem diferenciada, dinâmica e criativa. Diante de uma situação desconhecida, foi evidenciada a capacidade de encontrar novas respostas e soluções para velhos problemas e, oportunamente, utilizar as competências individuais e coletivas em benefício do interesse público e práticas de gestão.

Obter dados e informações de uma doença desconhecida, a fim de apoiar a tomada de decisão do Poder Público Municipal e a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de maneira ágil e confiável e que, frente à crise, pudesse ser economicamente viável.

Que os gestores invistam na qualificação da geração de informação, de forma mais detalhada e profissional. Investir, nem sempre significa dispêndio de recurso financeiro e sim, privilegiar as competências a partir de decisões corretas. Que o Controle Social utilize os dados e as informações para que desempenhem sua função de acompanhamento das ações do Poder Público, provocando-o de forma a promover transparência através da divulgação dos seus dados de gestão.

Principal

Marcelo José da Silveira

m82marcelo@gmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Petrópolis

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Marcelo José da Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Organização da Rede Intersetorial para Proteção e Enfrentamento da Violência
Rio de Janeiro
Práticas
Intersetorialidade no Controle das Arboviroses
Rio de Janeiro
Práticas
Brigada em saúde ambiental
Rio de Janeiro
Práticas
Morrinhos Contra o Aedes: Um Relato de Experiência
Goiás
Práticas
O Adolescente Como Promotor de Saúde Sexual e Reprodutiva em Seu Próprio Meio
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância da Febre Amarela nas Comunidades de Difícil Acesso no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Competição Interespecífica Entre Aedes Aegypti e Aedes Albopictus,e Sua Interferência na Incidência de Arboviroses Transmitidas pelo Aedes Aegypti, no Município de Rio Claro/RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Brincar de Reciclar
Rio de Janeiro