Destaque da seção Prática do Dia, projeto inovador realizado em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, tem chamado a atenção pelo uso da Terapia Floral como tecnologia leve no acolhimento e manejo de crises psiquiátricas. Com foco na não-medicalização da vida, o SOS Florais, como foi batizado, tem como base a promoção de práticas de cuidado mais humanizadas.
A iniciativa consiste na distribuição gratuita de florais de diversos sistemas, bem como na capacitação de profissionais de saúde e lideranças comunitárias para sua aplicação, especialmente junto a pessoas em situação de sofrimento psíquico agudo. A proposta se diferencia por compreender a aplicação dos florais não apenas como um ato técnico, mas como parte de um processo ético e relacional, no qual o profissional de saúde atua como facilitador da escuta e do cuidado, respeitando a subjetividade e o tempo de cada indivíduo.
Ele foi iniciado durante as enchentes na região de 2023, mobilizando a Prefeitura Municipal, o Fórum Municipal, profissionais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e voluntários, sob a coordenação da professora Lizete de Paula.
Confira aqui a prática na íntegra.
Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)