Prática de terapia floral transforma a atenção à saúde mental dos usuários do SUS de Santa Cruz Cabrália

Ana Karolina

Destaque da seção Prática do Dia, projeto inovador realizado em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, tem chamado a atenção pelo uso da Terapia Floral como tecnologia leve no acolhimento e manejo de crises psiquiátricas. Com foco na não-medicalização da vida, o SOS Florais, como foi batizado, tem como base a promoção de práticas de cuidado mais humanizadas.

A iniciativa consiste na distribuição gratuita de florais de diversos sistemas, bem como na capacitação de profissionais de saúde e lideranças comunitárias para sua aplicação, especialmente junto a pessoas em situação de sofrimento psíquico agudo. A proposta se diferencia por compreender a aplicação dos florais não apenas como um ato técnico, mas como parte de um processo ético e relacional, no qual o profissional de saúde atua como facilitador da escuta e do cuidado, respeitando a subjetividade e o tempo de cada indivíduo. 

Ele foi iniciado durante as enchentes na região de 2023, mobilizando a Prefeitura Municipal, o Fórum Municipal, profissionais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e voluntários, sob a coordenação da professora Lizete de Paula. 

Confira aqui a prática na íntegra.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io