Durante a Pandemia da Covid-19, entre os anos 2020 e 2022, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz realizou dezenas de encontros virtuais, entre rodas de debate que focalizaram diversas práticas do SUS, publicadas em nosso banco de práticas de saúde, reafirmando a importância e diversidade de nosso sistema de saúde, e lançamentos das comunidades de práticas, retratando experiências exitosas naquele campo de atuação da comunidade, além das web oficinas da curadoria de saúde. Toda essa memória está, agora, disponível no canal da IdeiaSUS Fiocruz no Youtube.
A playlist começa com o 1º Encontro Virtual IdeiaSUS, que buscou ressaltar o protagonismo cidadão na pandemia, trazendo experiências do enfrentamento da Covid-19 pela sociedade civil organizada. Era um período de medos, ausência do Estado, adoecimentos e mortes. Os desafios eram enormes, e o debate foi enriquecedor.
Um mês depois, em julho de 2020, realizou-se o 2o encontro, discutindo o impacto da Covid-19 sobre as populações do campo, das florestas e das águas. O 3o Encontro Virtual IdeiaSUS tratou do tema do sofrimento psíquico na pandemia. Além da apresentação de várias experiências exitosas, o encontro resultou na produção do livro ‘O enfrentamento do sofrimento psíquico na pandemia: diálogos sobre o acolhimento e a saúde mental em territórios vulnerabilizados‘, disponível para download na Plataforma IdeiaSUS. No 4o encontro, a discussão girou em torno de quem cuida dos profissionais que salvam vidas. Naquele momento, os profissionais da saúde que estavam na linha de frente do cuidado das pessoas com Covid-19 estavam adoecendo (alguns morrendo) pelo vírus, como também por conta da exaustão a que estavam submetidos. A saúde mental dos profissionais de saúde foi de sobremaneira afetada. A roda virtual trouxe à tona o debate (emergente e urgente) em torno da saúde do trabalhador da saúde.
No Youtube, estão disponíveis também os videos dos lançamentos das Comunidades de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (CPICS), Saúde Mental e Atenção Psicossocial (CPSMAP), Saberes Tradicionais (CPST), Experiências e Práticas Acessíveis e Inclusivas (Cepai) e Atenção Primária à Saúde (APS) para Populações em Situação de Rua e Saúde e Ambiente. Somente a CPICS, após seu lançamento, realizou seis rodas de práticas virtuais – que estão na mesma playlist – e lançou dois livros, disponíveis para download aqui no site. São eles: Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Volume I; e Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Volume II. O lançamento da Cepai resultou, também, em outro livro da IdeiaSUS. A publicação ‘Diálogos sobre acessibilidade, inclusão e distanciamento social’ encontra-se disponível para download na plataforma.
Todos os encontros virtuais podem ser assistidos aqui. Ou acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PL1yK9pFOLvkisVkTuOeeFTT09bec_-FBt
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)