Projeto Mosaico: arteterapia e estimulação cognitiva como ferramentas para o tratamento e promoção da saúde mental no SUS dá nome à prática de saúde publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e destacada na seção Prática do Dia. O objetivo do projeto, destinado aos usuários do serviço de saúde mental do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, em São Paulo, que enfrentam, em sua maioria, transtornos de esquizofrenia, humor e personalidade, é melhorar a qualidade de vida, as habilidades cognitivas e a expressão emocional dos participantes.
O trabalho envolve arte, terapia ocupacional e estímulo cognitivo, de forma dinâmica e inovadora, promovendo um ambiente acolhedor e seguro. Ele promove a melhoria da saúde mental dos pacientes psiquiátricos, reduzindo os comportamentos desorganizados e agressivos, as agitações psicomotoras e, ao mesmo tempo, aumentando o bem-estar emocional, a autoconfiança e o autocontrole.
O projeto Mosaico se inspira na obra da médica psiquiátrica brasileira Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento mental no Brasil por meio da arte, da livre expressão e da afetividade. Compreende que a arteterapia emerge como uma abordagem inovadora e eficaz, criando um espaço de expressão não verbal, que ajuda os pacientes a lidarem com suas emoções e a desenvolverem habilidades de enfrentamento do sofrimento psíquico.
Saiba mais sobre esta prática.
Foto: Acervo da prática de São Bernardo do Campo
Por: Anna Luyza Albuquerque (estágio supervisionado)