Olá,

Visitante

Grupo de Enfrentamento ao Sobrepeso e À Obesidade no Município de Serra Negra do Norte/Rn

Considerando o contexto atual de crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e, sendo a obesidade um dos principais fatores de risco, associado à inatividade física e à alimentação inadequada, verificou-se a importância de criar um grupo de apoio a pessoas com sobrepeso e obesidade, como uma alternativa para melhoria da qualidade de vida, com ações de educação em saúde e prática de atividade física, incentivando o autocuidado.

Auxiliar indivíduos com sobrepeso/obesidade a reduzir sua massa corporal, prevenir e controlar as comorbidades, promover a autonomia e o autocuidado através de orientação nutricional e prática de atividade física incentivar os hábitos saudáveis, a tr Os usuários foram identificados pelos profissionais da ESF e NASF, encaminhados para avaliação e acompanhamento nutricional e apenas os interessados se inscreveram no Grupo. Foram realizadas oficinas de educação em saúde quinzenalmente e prática de atividade física orientada, três vezes por semana, no período de abril a dezembro de 2018. Participaram do projeto 12 usuários, do gênero feminino. Nas oficinas foram abordadas temáticas ligadas ao assunto obesidade e hábitos saudáveis, técnicas de relaxamento, auriculoterapia, bem como oficinas gastronômicas, utilizando preparações saudáveis, na Cozinha Comunitária do município. Coube ao profissional nutricionista a coordenação do grupo, com o apoio dos demais profissionais da Atenção Básica.

Entre os participantes observou-se uma redução, em média, de 9,3% de peso corporal, redução da circunferência da cintura e de níveis pressóricos, melhora no sono e na função intestinal, aumento do consumo de frutas e verduras, redução do consumo de sódio e gorduras, melhora nos exames laboratoriais e aumento da prática de atividade física. Por interagirem e influenciarem-se mutuamente houve uma melhor adesão dos usuários ao processo de emagrecimento, além de promover o convívio social e o estabelecimento do vínculo usuário – Equipes ESF/NASF, contribuindo para o compromisso com o tratamento, aumento da autoestima e conhecimento, com isso, os profissionais observaram melhora na qualidade de vida dos usuários e na assistência ofertada.o atendimento em grupo auxiliou de forma direta nos fatores relacionados ao sobrepeso e à obesidade, visto que os usuários tiveram uma boa adesão ao tratamento nutricional individualizado, percebendo que a modificação no estilo de vida é o primeiro passo para a diminuição ponderal. Esta experiência ampliou o olhar dos profissionais envolvidos em relação ao indivíduo obeso, reconhecendo todas as suas condições sociais, emocionais e de saúde, favorecendo a eficácia do tratamento.

Principal

Isabelli Cláudia Do Nascimento Aranha

isabelliclaudia@gmail.com

Coautores

Ana Maria Gomes Dos Santos, Delsulene Araújo De Brito, Thais Nóbrega De Araújo

A prática foi aplicada em

Serra Negra do Norte

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua Zeco Diniz, Nº 1739. Aptº 301. Penedo. Caicó/Rn

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Evaneide Da Silva Nóbrega

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal