Olá,

Visitante

Sonhar Coletivo III: experiências de economia solidária na reinvenção da vida

Youtube/Canal da VideoSaúde Fiocruz

19 dez 2023

De 3:00 pm

Online

A Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz convida para a Roda Virtual de Práticas Sonhar Coletivo III – Experiências de economia solidária na reinvenção da vida. Tem a coordenação de Ana Paula Guljor e Paulo Amarante, pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Na programação, o Projeto Tear, de Guarulhos (SP). O Tear é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) voltado à promoção da Inclusão Social pelo Trabalho, Convivência e Cultura, que promove a emancipação cidadã por meio da ampliação de repertório social e cultural a partir da estratégia de geração de trabalho e renda para usuários, usuárias e usuáries da Raps. Esta notável experiência será apresentada por Evelyn Sayeg, coordenadora do Projeto Tear, psicóloga, mestre em psicologia social, trabalhadora do SUS e militante da Luta Antimanicomial.

A segunda experiência é o projeto Suricato, de Belo Horizonte (MG), desenvolvido pela Associação de Trabalho e Produção Solidária. Suricato é um empreendimento norteado pelos princípios da Economia Solidária, formada por pessoas acometidas por sofrimento psíquico, que utilizam a Raps de Belo Horizonte desde a década de 1990. Partindo de uma ideia que dialoga estética e funcionalidade, a Suricato atua com quarto frentes: Costura e Bordado, Culinária, Marcenaria e Mosaico. Quem apresenta a exitosa experiência é Danni Garcia, coordenadora da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Raps BH, graduada em Filosofia e em Arte Educação, mestre em Artes e doutoranda em Educação.

A terceira experiência da tarde é o Ciclos do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro (RJ). O Ciclos é um polo de criação que reúne diferentes oficinas e ações através da geração de trabalho e renda no campo da saúde mental. Trata-se de uma parceria do Instituto Municipal Nise da Silveira e a ONG Casa da Val, reunindo múltiplos materiais que inspiram peças únicas através da reciclagem de matérias primas. Viabiliza a inclusão social e os novos começos para usuários do campo da saúde mental através de uma perspectiva de trabalho autoral e participativo. Nathalia Motta, coordenadora técnica do Polo de Geração de Renda do Instituto Municipal Nise da Silveira, psicóloga e especialista em Saúde Mental, apresenta esta experiência.

Palavras-chave

Você pode se interessar também