Experiências exitosas do SUS da Paraíba são destaques em debate virtual promovido pela IdeiaSUS

Os temas foram controle biológico do aedes aegypti, ressocialização de apenados numa horta comunitária e diagnóstico da ansiedade entre crianças e adolescentes

Leitura: 2 minutos
Foto de Raquel Portugal e Rodrigo Méxas / Acervo Fiocruz Imagens

Peixaria: controle biológico de foco do aedes aegypti dá nome ao projeto do município de Condado, na Paraíba, para o controle da dengue, zika e Chikungunya. Publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, a iniciativa consiste na distribuição de um forte aliado no combate à dengue e outras arboviroses, o peixe barrigudinho – nome popular dado ao poecilia reticulata. Essa espécie, que se adapta facilmente aos reservatórios de água em residências, alimenta-se de larvas de mosquito, inclusive as do aedes aegypti, contribuindo com o controle biológico e a eliminação dos focos de mosquito.

O Projeto Horta Comunitária, por sua vez, desenvolvido na cidade paraibana de Queimados, a 134 km da capital João Pessoa, igualmente publicado na IdeiaSUS, tem como foco a ressocialização dos apenados do município, por meio do trabalho de cultivo de plantas medicinais. O projeto contribui, ainda, para a redução dos gastos com os medicamentos alopáticos. Do mesmo conjunto, faz parte o projeto Ansiedade na escola: diagnóstico, prevenção e tratamento de crianças e adolescentes. Surgida na cidade de Santa Cruz, a prática ajuda na identificação da ansiedade em crianças e adolescentes, todos estudantes do ensino fundamental. É resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Escola Estadual Nestor Antunes.

Roda de Práticas

As três experiências inovadoras do SUS da Paraíba, acompanhadas pela equipe da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS Fiocruz, num trabalho de reflexão, sistematização e compartilhamento de saberes, apresentaram-se em mais uma roda de práticas virtual da IdeiaSUS realizada em 12 de julho, no Youtube.

Além dos representantes das práticas, participaram a curadora de saúde Adriana Moro, que é enfermeira e pós doutora em Saúde Pública, a pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental de Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Valle, e a nutricionista na Clínica da Família do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, especialista em Saúde da Família e mestranda em Segurança Alimentar e Nutricional, Clarice Miranda de Carvalho.

Por Ascom IdeiaSUS Fiocruz

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também