Objetivo: formar os gestores das unidades básicas de saúde de Curitiba visando a implantação do modelo de atenção às condições crônicas e melhorar a efetividade da atenção no SUS Curitiba. Bem como, desenvolver competências para serem agentes de transformação do modelo de atenção à saúde vigente. Metodologia: o curso foi realizado por meio de parceria entre a SMS Curitiba e a EAP/ IMAP. Teve como público-alvo 120 servidores em cargo de ASL nas UBS, com carga horária de 392 horas. A partir do mapeamento das ações-chave, foram definidas áreas de competências, reconhecendo-se capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras necessárias para autoavaliação, autogestão, tomada de decisão e ação. Em virtude da natureza laboral e sua inserção, novos desempenhos seriam exigidos, individuais e em equipe, em decisões dialogadas o substrato para a grade curricular estruturada nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a partir das múltiplas realidades vivenciadas nos diferentes territórios-saúde.
Visando ao aprimoramento das capacidades para o exercício pleno das funções gestoras das Autoridades Sanitárias Locais (ASL) nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) em Curitiba, em 2018, realizou-se o curso de especialização em gestão do SUS: APS. Fundamentou-se na implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), um sistema lógico que organiza o funcionamento das RAS, articulando as relações entre seus componentes e as intervenções sanitárias, em função: da visão da saúde, das situações demográficas, epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde. Para tal, deve estruturar estratégias de enfrentamento das condições crônicas, contínuas, proativas e integradas. Assim, são necessárias profundas mudanças na forma como as equipes se organizam e se articulam no enfrentamento dos problemas de saúde nos territórios, sendo a atuação dos gestores locais fundamental para o aprimoramento e a qualificação das práticas em saúde e promoverem as mudanças propostas.
Investir na formação de gestores locais mostrou ser fundamental para promover as mudanças necessárias no modelo de atenção. A educação é uma aliada. Importante é reconhecer adequadas estratégias educacionais, com metodologias que possibilitem aos alunos identificarem-se como protagonistas dessa mudança. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem demonstraram-se potentes, em um currículo estruturado por competências. O sucesso do SUS não ocorre por acaso, exige investimentos nas pessoas.
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