Ação de Saúde Amazônia: iniciativa irá articular planos de saúde e propor diretrizes de sociobiodiversidade

De caráter consultivo, colegiado vai elaborar propostas para a ampliação do acesso ao SUS e a promoção da qualidade de vida da população da Amazônia. Participe!

Ambulancha no Oeste do Pará. Recurso usado para levar saúde às populações ribeirinhas. Foto: Ronilma Santos

Articular os planos de Saúde da Amazônia Legal (PSAL) com o Nacional de Saúde (PNS) e o Plurianual (PPA 2024-2027). Este é o objetivo do Grupo de Trabalho Ação de Saúde Amazônia (ASA), que acaba de ser instituído pelo Ministério da Saúde. O ASA vem contribuir com o monitoramento para apropriação e incorporação das especificidades da região nas políticas de saúde.

Entre as atribuições do GT, destacam-se a elaboração de propostas para a ampliação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelas populações em situação de vulnerabilidade social na Amazônia e a proposição de estratégias de provimento, interiorização e qualificação de profissionais de saúde — em especial dos povos originários —, com vista na fixação em áreas geográficas de difícil acesso. Caberá, também, ao colegiado a proposição de diretrizes para a adoção da sociobiodiversidade, como eixo de desenvolvimento sustentável. Isso envolve a valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia, em articulação com a pesquisa científica, para produção de novos conhecimentos e tecnologias.

Integração

De caráter consultivo, o colegiado é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, incluindo representantes de todas as secretarias da pasta, do Instituto Evandro Chagas e do Centro Nacional de Primatas, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Está prevista, também, a participação como membros consultivos de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da sociedade civil organizada.

O GT contará com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As duas pastas vão trabalhar na ampliação das ações de melhoria da qualidade da água, promovendo o aumento do Índice de Qualidade das Águas (IQA) e a preservação dos grandes reservatórios presentes na região amazônica.

Está prevista, também, a articulação com universidades públicas e institutos de pesquisa da região que defendam a vida, em especial, das populações em vulnerabilidade social. Juntos, irão discutir e propor estratégias para a implantação da Política de Saúde Digital no âmbito do território da Amazônia Legal e o desenvolvimento de pesquisas em ciência, tecnologia e inovação a partir das potencialidades da região. Fazem parte da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

Participa + Brasil

Você pode fazer parte desta iniciativa, enviando suas contribuições para a construção e aperfeiçoamento do Plano de Saúde da Amazônia Legal (PSAL), por meio da Plataforma Participa + Brasil. Suas sugestões serão recebidas até o dia 20 de maio. É possível, ainda, acompanhar e apoiar o PSAL. Para isso, basta cadastrar sua entidade, organização e/ou movimento social na mesma plataforma. O prazo para cadastro se encerra em 30 de julho.

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz), com informações do Ministério da Saúde.

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked