Olá,

Visitante

Projeto “Vida Saudável – Vida Feliz”

o projeto “Vida Saudável-Vida Feliz” foi idealizado pensando em promover uma atenção multiprofissional direcionada ao paciente Hipertenso e Diabético. Os encontros são realizados em praça pública respeitando a territorialização a cada 15 dias e contam com: – atividades físicas orientadas pelo educador físico NASF AB, – Orientação e renovação de receitas e solicitação de exames realizado pelo Médico ESF – Orientação Nutricional, diálogo e ensinamentos sobre receitas saudáveis pela Nutricionista NASF AB, – Aferição de PA, de glicemia e coleta de sangue para exames pela enfermeira ESF, – Acompanhamento, orientação e avaliação antropométrica pela Fisioterapeuta – Dispensação de fitas de Glicemia pela Farmacêutica da Farmácia de Todos. A ideia central é que se o paciente não pode ser deslocar para receber o atendimento dos vários serviços, os serviços se deslocam e vão de encontro à sociedade em um ambiente publico,promovendo um acesso facilitado, inclusivo, direcionado e completo.

Promover a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos aos diversos serviços oferecidos pelo município, realizar atendimento, acompanhamento e orientação de forma coordenada e facilitada aos pacientes, promover um maior vínculo entre sociedade e eq o projeto foi elaborado através da metodologia participativa. Foi realizado acolhimento e orientação pela equipe no grupos de Atividades Físicas na praça, A Enfermeira responsável realizou aferição de PA e Glicemia e registrou os dados para futuras comparações. A médica conversou e orientou sobres os cuidados com a saúde e realizou a renovação de receitas e solicitação de exames. A fisioterapeuta realizou a avaliação antropométrica para acompanhamento da perda de peso e diminuição de fatores de risco, A nutricionista orientou sobre alimentação saudável e ensinou receitas aos participantes, A farmacêutica orientou sobre a disponibilidade de medicamentos e fitas de glicemia. E o educador físico promoveu uma roda de atividades com o grupo.

A realização de diversas atividades em um ambiente informal promoveu uma maior adesão aos diversos serviços. A coordenação multiprofissional promoveu um atendimento completo não somente no que se refere ao tratamento, mas a promoção a atividades saudáveis para uma melhor qualidade de vida. o contato direto com a equipe e população dá a oportunidade de direcionar o tratamento ao serviço mais adequado ao caso específico de cada paciente, ou em caso de não haver perspectiva de melhora, traçar novos métodos junto à equipe multiprofissional para sanar o problema do paciente.Percebeu-se um maior interesse da população pelo contato com a equipe de saúde . as atividades integradas promoveram uma ambiente descontraído onde se pode realizar atividades e ao mesmo tempo monitorar as condições médicas e controle de sua patologias. Por ser uma ambiente interativo, a equipe pode traçar planos através das dificuldades encontradas e relatadas pelos pacientes. A aparente informalidade gerou uma maior adesão atingindo o objetivo de um atendimento completo e inclusivo.

Principal

Jusleide Aparecida Gonçalves Martins

secretariadesaude@iguatama.mg.gov.br

Coautores

Gustavo Alves De Oliveira, Janaina Cristina Barbosa Bueno, Joice Muniz Cardoso, Jessica Almeida Ribeiro, Mayane Luisa Da Silveira Fiuza

A prática foi aplicada em

Iguatama

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua Vinte E Um, N° 78 Centro - Iguatama/Mg

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Alexandre Corrêa De Faria

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal