o projeto “Vida Saudável-Vida Feliz” foi idealizado pensando em promover uma atenção multiprofissional direcionada ao paciente Hipertenso e Diabético. Os encontros são realizados em praça pública respeitando a territorialização a cada 15 dias e contam com: – atividades físicas orientadas pelo educador físico NASF AB, – Orientação e renovação de receitas e solicitação de exames realizado pelo Médico ESF – Orientação Nutricional, diálogo e ensinamentos sobre receitas saudáveis pela Nutricionista NASF AB, – Aferição de PA, de glicemia e coleta de sangue para exames pela enfermeira ESF, – Acompanhamento, orientação e avaliação antropométrica pela Fisioterapeuta – Dispensação de fitas de Glicemia pela Farmacêutica da Farmácia de Todos. A ideia central é que se o paciente não pode ser deslocar para receber o atendimento dos vários serviços, os serviços se deslocam e vão de encontro à sociedade em um ambiente publico,promovendo um acesso facilitado, inclusivo, direcionado e completo.
Promover a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos aos diversos serviços oferecidos pelo município, realizar atendimento, acompanhamento e orientação de forma coordenada e facilitada aos pacientes, promover um maior vínculo entre sociedade e eq o projeto foi elaborado através da metodologia participativa. Foi realizado acolhimento e orientação pela equipe no grupos de Atividades Físicas na praça, A Enfermeira responsável realizou aferição de PA e Glicemia e registrou os dados para futuras comparações. A médica conversou e orientou sobres os cuidados com a saúde e realizou a renovação de receitas e solicitação de exames. A fisioterapeuta realizou a avaliação antropométrica para acompanhamento da perda de peso e diminuição de fatores de risco, A nutricionista orientou sobre alimentação saudável e ensinou receitas aos participantes, A farmacêutica orientou sobre a disponibilidade de medicamentos e fitas de glicemia. E o educador físico promoveu uma roda de atividades com o grupo.
A realização de diversas atividades em um ambiente informal promoveu uma maior adesão aos diversos serviços. A coordenação multiprofissional promoveu um atendimento completo não somente no que se refere ao tratamento, mas a promoção a atividades saudáveis para uma melhor qualidade de vida. o contato direto com a equipe e população dá a oportunidade de direcionar o tratamento ao serviço mais adequado ao caso específico de cada paciente, ou em caso de não haver perspectiva de melhora, traçar novos métodos junto à equipe multiprofissional para sanar o problema do paciente.Percebeu-se um maior interesse da população pelo contato com a equipe de saúde . as atividades integradas promoveram uma ambiente descontraído onde se pode realizar atividades e ao mesmo tempo monitorar as condições médicas e controle de sua patologias. Por ser uma ambiente interativo, a equipe pode traçar planos através das dificuldades encontradas e relatadas pelos pacientes. A aparente informalidade gerou uma maior adesão atingindo o objetivo de um atendimento completo e inclusivo.
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