- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A vacinação é uma das medidas mais efetivas e de menor custo para prevenir a incidência de várias doenças e, assim, reduzir a mortalidade. A vacina é considerada, por especialistas, como uma das maiores descobertas da ciência. Graças a ela, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de três milhões de vidas são poupadas por ano. No Brasil a cobertura vacinal vem diminuindo, especialmente no público infantil, fazendo com que doenças como poliomielite e sarampo voltem a se manifestar, podendo causar sequelas e até mesmo, levar à morte.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é de suma importância para resgatar a cobertura vacinal, uma vez que ele tem, como uma de suas ações, a verificação vacinal, levando educação em saúde para o ambiente escolar. O PSE atua sob o viés da intersetorialidade, e tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O Objetivo inicial era aumentar a cobertura vacinal do covid-19 nas unidades escolares para alunos da rede pública, assim como para os profissionais da educação, como também, foi aberto aos familiares.
Em um segundo momento, também foram incorporadas, além da vacina covid-19, vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) (vacinas de rotina).
Inicialmente, foi ofertado a secretaria de educação uma equipe do PSE, composta de enfermeiras e técnica habilitadas em administrar vacina itinerante no Município de Petrópolis. O contato foi realizado através da área técnica de saúde com a Secretaria de Educação na figura das gestoras responsáveis pelo PSE e o busca ativa escolar.
A Secretaria de Educação disponibilizou a relação das escolas que aderiram a ação da equipe de vacinação do PSE. O agendamento foi realizado pela equipe do PSE através do contato telefônico com a unidade escolar, sendo a 1ª escola agendada para julho de 2022.
Essa ação foi feita por meio de uma parceria estabelecida entre a Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis.
Durante o ano de 2022, foram ofertadas somente a vacina contra a covid-19 perfazendo o total de 2.497 pessoas imunizadas.
No ano de 2023, a ação foi continuada com a ampliação das vacinas obrigatórias do PNI, com total de 655 doses aplicadas.
Para a realização da ação foram enviados termo de autorização para a vacinação sem a presença de responsável (caso de adolescentes), ou termo de consentimento de vacinação na presença de outro responsável que não os pais e/ou tutores, não esquecendo de estar devidamente preenchido junto com a caderneta vacinal e identificação do estudante.
A adesão, principalmente à vacinação ao covid-19 foi satisfatória imunizando em 2497 indivíduos no ano de 2022. A equipe responsável qualificou-se para realizar, além da vacinação covid-19, as vacinas do calendário vacinal, permitindo assim um aumento da cobertura vacinal no município, sendo 655 doses aplicadas de vacinas do calendário vacinal e do covid-19 no ano de 2023.
O envolvimento dos professores, pais e responsáveis nesse processo, foi de fundamental importância para a obtenção de resultados positivos na vacinação dos alunos, atingindo, assim, os objetivos colimados.
Ao analisar a ação efetiva da vacinação no ambiente escolar foi observado que o grupo que mais se beneficiou da vacinação foram o de crianças que até o momento não tinham procurado a unidade de saúde para tomar a 1ª dose da vacina do covid-19, iniciando assim sua cobertura e reforçando com os responsáveis a importância de completar o protocolo vacinal.
A vacinação nas escolas portanto, mostrou-se relevante tanto do ponto de vista quantitativo com o incremento da cobertura vacinal dos escolares, quanto qualitativo promovendo um ambiente de saúde nas escolas.
Rua Figueira de Melo, 106 - Centro, Petrópolis - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO