Utilização do lúdico como estratégia de favorecimento do atendimento e vínculo com o paciente odontopediátrico na Estratégia Saúde da Família

Fortalecer vínculos, facilitar o atendimento e aprimorar a busca ativa pelos pacientes odontopediátricos. Desenvolvido em 2 fases, o trabalho começou com busca ativa das crianças nas escolas que posteriormente foram encaminhadas para atendimento. Quatro escolas foram visitadas, sendo 3 de educação infantil e 1 de educação inclusiva. Durante a visita, criou-se um ambiente de descontração e aprendizado. Para isso, algumas estratégias como musicalização, teatro com fantoches e utilização de jalecos infantis, foram adotadas. Todas crianças foram triadas e tiveram atendimento odontológico garantido. Durante o atendimento odontológico, o ambiente foi decorado com temas infantis, e além da salinha de espera com jogos e brincadeiras, a musicalização e as fantasias foram novamente utilizadas, tornando o ambiente receptivo e agradável para as crianças.

O município de Santa Teresa (ES) possui uma população 23.882 hab.(IBGE, 2016), localizada a uma distancia de 78 Km da capital Vitória. Uma de suas 8 equipes, a ESF de Penha\Lombardia localizada em área que abrange centro e interior do município. Dentro da ESF, os profissionais de odontologia, se deparam diariamente com a dificuldade em prestar o atendimento adequado e principalmente em criar vínculo com os pacientes odontopediátricos e seus familiares. O medo torna-se uma queixa frequente que leva a não adesão ao tratamento e a falta de busca por auxilio odontológico. Historicamente, grandes psicopedagogos, como Piaget e Vygotsky, defendem a importância do lúdico como ferramenta transformadora na interação com crianças. Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir praticante. Este mecanismo torna possível criar vínculo afetivo com o paciente infantil, viabilizando a adesão ao tratamento odontológico.

A utilização do lúdico facilitou a aproximação e tornou a interação com as crianças um momento agradável, exercendo o papel de criar no paciente e em seus responsáveis a sensação de bem-estar, de segurança e tranquilidade, gerando a vontade de estar presente no ambiente odontológico e criando vinculo entre os profissionais, pacientes e seus familiares para o acompanhamento e continuidade do cuidado de forma individual e humanizada.

Principal

Livia Santana de Oliveira

Coautores

Livia Santana de Oliveira

A prática foi aplicada em

Santa Teresa

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Santa Teresa (ES)

Santa Teresa, ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz , Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas