Olá,

Visitante

Grupo de cessação do tabagismo em uma unidade de saúde da família: relato de experiência

O objetivo do grupo foi de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido, através do aconselhamento, avaliação clínica individualizada. Metodologia: os tabagistas da área de abrangência da unidade de saúde foram identificados através dos ACS e orientados pela equipe multiprofissional sobre o funcionamento do Programa de Cessação do Tabagismo. Foi realizada uma triagem com os tabagistas dispostos a parar de fumar e aplicados os instrumentos. Em seguida, os pacientes foram avaliados individualmente pelo médico da unidade, o qual prescreveu o tratamento de acordo com a necessidade de cada um, e encaminhados ao grupo de cessação do tabagismo, o qual foi formado por 10 participantes. Inicialmente, foram realizadas quatro sessões estruturadas semanais, seguidas de duas sessões quinzenais e uma sessão mensal até completar 12 meses de funcionamento do grupo.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulada MS, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Dessa forma, foi implementado um Grupo de Cessação do Tabagismo em uma unidade de saúde da família, localizada no município de Dom Basílio (BA), organizado por uma equipe multiprofissional, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A dependência nicotínica é, sem dúvida, extremamente difícil de ser tratada, pois envolve uma série de costumes e conflitos pessoais constantemente ligados ao ato de fumar. Porém, o tratamento desta dependência é um desafio que deve ser enfrentado pelas equipes de saúde em todos os níveis de atenção. A experiência relatada deixou clara a eficácia do grupo, proporcionando ao tabagista o aconselhamento, suporte medicamentoso e acompanhamento multiprofissional, além de promover educação em saúde.

Principal

Valiane Loredo de Matos Félix

Coautores

Valiane Loredo de Matos Félix

A prática foi aplicada em

Dom Basílio

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Dom Basílio (BA)

Dom Basílio, BA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

26 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba