Olá,

Visitante

Grupo de Cessação do Tabagismo em uma Unidade de Saúde da Família: Relato de Experiência.

ObjetivoO objetivo do grupo foi de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido, através do aconselhamento, avaliação clínica individualizadaMetodologiaOs tabagistas da área de abrangência da unidade de saúde foram identificados através dos ACS e orientados pela equipe multiprofissional sobre o funcionamento do Programa de Cessação do Tabagismo. Foi realizada uma triagem com os tabagistas dispostos a parar de fumar e aplicados os instrumentos. Em seguida, os pacientes foram avaliados individualmente pelo médico da unidade, o qual prescreveu o tratamento de acordo com a necessidade de cada um, e encaminhados ao grupo de cessação do tabagismo, o qual foi formado por 10 participantes. Inicialmente, foram realizadas quatro sessões estruturadas semanais, seguidas de duas sessões quinzenais e uma sessão mensal até completar 12 meses de funcionamento do grupo.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulada MS, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Dessa forma, foi implementado um Grupo de Cessação do Tabagismo em uma unidade de saúde da família, localizada no município de Dom Basílio/BA, organizado por uma equipe multiprofissional, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A dependência nicotínica é, sem dúvida, extremamente difícil de ser tratada, pois envolve uma série de costumes e conflitos pessoais constantemente ligados ao ato de fumar. Porém, o tratamento desta dependência é um desafio que deve ser enfrentado pelas equipes de saúde em todos os níveis de atenção. A experiência relatada deixou clara a eficácia do grupo, proporcionando ao tabagista o aconselhamento, suporte medicamentoso e acompanhamento multiprofissional, além de promover educação em saúde.

Principal

Valiane Loredo de Matos Félix

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Dom Basílio

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba