A presente experiência, desenvolvida através da equipe de saúde da família de uma área urbana de um município do interior de Rondônia, teve como finalidade desenvolver atividades junto aos idosos, trabalhando a temática da sexualidade na melhor idade, desfazendo a concepção negativa e o preconceito existentes. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: entre as estratégias de ação, utilizaram-se vários métodos de abordagem sobre o assunto, primeiramente através de um encontro com os idosos, discutindo o tema e, após isso, a realização de dinâmicas, peças teatrais, palestras e mesa-redonda. A experiência foi desenvolvida no centro de convivência do idoso, com a discussão do tema sexualidade na melhor idade: quebrando tabus. Indicadores, variáveis e coleta de dados: a coleta de dados para o desenvolvimento das atividades é realizada diretamente com os idosos, sendo realizado o levantamento dos temas a serem desenvolvidos nas dinâmicas, palestras e demais atividades. Observações, avaliação e monitoramento: o município realiza mensalmente atendimento específico para os idosos, momento no qual é trabalhado novamente o tema e realizado a avaliação acerca da evolução do processo de aceitação e o monitoramento da aceitação do programa por parte dos idosos.

A sexualidade é parte importante da vida de todos nós, independentemente da fase em que estamos. No caso da terceira idade, uma vida sexualmente ativa pode ser fator de equilíbrio físico e emocional, trazendo maior sensação de bem-estar e melhor saúde. Entretanto, a sociedade ainda vê a sexualidade na terceira idade como um tabu, algo reservado aos mais jovens. As mudanças consequentes da crescente presença do idoso em nossa sociedade exigem uma nova postura. Observa-se, sobretudo no senso comum, uma visão limitada sobre a velhice. Um dos aspectos relacionados ao idoso mais negligenciado refere-se à sexualidade, que, historicamente, esteve impregnada de mitos e preconceitos responsáveis pela construção de uma concepção negativa e pela negação da sexualidade do idoso.

A presente experiência pode ser aplicada em qualquer município, sem a necessidade de investimentos diretos e sem a necessidade de profundas alterações na programação de cada equipe de saúde, sendo necessário apenas o desenvolvimento de dinâmicas específicas para abordagem ao idoso. A partir do conceito de sexualidade, entendida como algo inerente ao ser humano, e que sua manifestação pode ocorrer em qualquer fase da vida, pois não se restringe apenas ao ato sexual, reconhecemos a importância de se trabalhar a temática da sexualidade do idoso, por se tratar de uma questão que diz respeito a toda sociedade, ainda que isso cause estranheza a muitas pessoas.

Principal

Márcia Cristina Néspoli

Coautores

Márcia Cristina Néspoli

A prática foi aplicada em

Candeias do Jamari

Rondônia

Norte

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Cristina Néspoli

Conta vinculada

06 ago 2016

CADASTRO

26 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas