Olá,

Visitante

Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.

A primeira infância é uma fase crucial para o desenvolvimento humano. Durante esse período, as crianças aprendem a se comunicar, a pensar, a sentir emoções e a interagir com o mundo ao seu redor. Essa fase é responsável por construir a base para a saúde, o aprendizado e o bem-estar ao longo da vida. Nesse período existem alguns exames de rastreamento de suma importância, como teste pezinho exame essencial para as crianças. O Teste do Pezinho, maneira em que a triagem neonatal é conhecida popularmente, foi incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992, exigindo por lei que todos os nascidos vivos passassem pela triagem para a identificação de algumas doenças metabólicas, hematológicas, genéticas e infecciosas. O município de Umbuzeiro- PB segundo o senso de 2023 apresenta uma população 9.124 pessoas, predominantemente rural e de alta vulnerabilidade, ressalto que tem uma grande extensão rural o que dificulta o acesso da população, o que justifica a importância desta ação para o território. Os testes de triagem neonatal são realizados por um profissional em uma única UBSF no centro urbano do município nas quartas e sexta-feira, semanalmente. Diante desse contexto se observa a necessidade de estratégias para garantia do exame de triagem neonatal.
Objetivo: Implementar o testes do pezinho em todas as UBSF do município de Umbuzeiro-PB.

Os testes de triagem neonatal são realizados por um profissional em uma única UBSF no centro urbano do município nas quartas e sexta-feira, semanalmente.Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no município de Umbuzeiro-PB, no período de março de 2023 a março de 2024, sobre a implantação de testes do pezinho , no município de umbuzeiro.
O município iniciou solicitando a capacitanção junto ao estado de um profissional de enfermagem de cada UBSF, o municipio pagou a hospedagem, alimentação e transporte para que o profissional conseguisse se capacitar na capital João Pessoa, dois dias de capacitação. As mesmas realizaram a capacitação e iniciaram a ofertar dos serviços em suas respectivas unidades. Foi organizado uma ficha para coleta de dados e organizado o fluxo de transporte dos exames da zona rural para a zona urbana.

Como resultado foram capacitados 6 profissionais de enfermagem para realização de testes do pezinho, distribuindo os mesmos nas 5 UBSF do município. No município nasceram 103 no período de junho de 2023 a março 2024. Foram realizados testes em todas as UBSF do município após a capacitação. Foi realizado 36 na UBSF Dorothy, 21 na UBSF Picadas , 19 na Matinadas , 17 na UBSF Alecrim. 12 na UBSF Mata virgem.

Concluo que a educação em saúde é de suma importância para melhorar os serviços de saúde e sempre temos que criar estratégias para trazer determinado publico para melhorar indicadores e a qualidade de vida da população.
A estrategia alcançou o que almejava, chegar perto da população, garantindo o acesso ao exame e que o mesmo seja realizado nas regiões distantes e em em tempo oportuno . Isso mostra que planejamento junto as equipes pode melhorar a qualidade dos serviços ofertados e principalmente chegar aos pacientes de alta vulnerabilidade.

Principal

MILLENA CARLA DA SILVA MESQUITA

MILLENAMESQUITA1@HOTMAIL.COM

coordenadora da APS

Coautores

Millena Carla Da Silva Mesquita, Fernanda Isabel Leal Moraes Duarte ,Danielle Margarida Ramos de Oliveira, Jorgiane Correia Cabral.

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

AV. CARLOS PESSOA, N 92 - CENTRO.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MILLENA CARLA DA SILVA MESQUITA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/06/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba