O município de Cajazeiras localiza-se no alto sertão paraibano, a aproximadamente 475 km da capital João Pessoa e compõe à 9ª Região de Saúde do Estado da Paraíba. Atualmente possui uma população de 62.576 habitantes, e em seu território dispõe de uma grande rede de serviços de saúde básicos e especializados para toda sua população. Os atendimentos de urgência e emergência são um dos principais serviços oferecido pelo SUS, sendo um importante observatório da condição de saúde da população e da atuação do sistema. Nos serviços organizados e articulados pela Rede de Urgência e Emergência (RUE), do qual trabalham com integração entre os seus componentes assistenciais, sendo eles: os componentes pré-hospitalares (promoção, prevenção e vigilância à saúde; atenção básica; Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU; salas de estabilização e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs), o componente hospitalar e a atenção domiciliar, visando reduzir a mortalidade hospitalar e pré-hospitalar pelas doenças cardiológicas, tais como as que incluem as isquemias cardíacas (infarto agudo do miocárdio – IAM), as doenças hipertensivas, dentre outras, estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. A taxa de mortalidade por causa base do aparelho circulatório no município de Cajazeiras vêm diminuindo desde o ano de 2022 com as estratégicas implantadas em toda a Rede da RUE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, das estratégias e intersetorialidade de uma rede de serviços de saúde articulados em proporcionar a diminuição de danos aos pacientes portadores de doenças cardiológicas e a redução da taxa da mortalidade do aparelho circulatório.
Demonstrar a eficácia da resolutividade na regulação de pacientes com urgência e emergência cardiovascular visando a redução da taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório no intuito de proporcionar a diminuição de danos aos pacientes portadores de doenças cardiológicas e a redução da taxa da mortalidade do aparelho circulatório.
Durante o ano de 2022, o município de Cajazeiras apresentou um total de 127 óbitos por residência de acordo com a causa base de doenças pelo aparelho circulatório, em 2023 obteve um total de 112 óbitos, e no primeiro trimestre do ano de 2024 um quantitativo de apenas 18 óbitos. Com isso, os números nos mostram a efetiva articulação e interação contínua com os componentes de atenção da RUE. Somando a isto, o Estado da Paraíba implantou em 2023 o Complexo Regulador por Macro Região de Saúde, um avanço do processo de regulação, de modo que veio a padronizar os dados enviados à central de regulação, e que possibilita o cruzamento de dados, a obtenção de indicadores e a estruturação de protocolos. Tornando o processo de espera na regulação, mais célere e efetivo, possibilitando aos usuários um acesso mais dinâmico e de qualidade. Bem como, implantou o Programa Coração Paraibano com o objetivo de descentralizar serviços cardiovasculares especializados aos paraibanos, reduzindo assim a morbimortalidade. O Programa compõe uma rede de serviços articulados junto a 34 Hospitais Gerais e Especializados na Paraíba, com 61 ambulâncias e 02 aeronaves com equipes completas para transportes dos pacientes, além de 04 equipamentos de hemodinâmicas para prestar com êxito a assistência ao paciente em urgência e emergência cardiovascular e atuar com agilidade no tratamento. Sendo assim, o município de Cajazeiras está inserido neste contexto, dispondo em sua rede de serviços intersetorializada, do Hospital Regional de Cajazeiras e de 02 Ambulâncias do Programa Coração Paraibano, bem como da Central de Regulação Móvel de Urgências, juntamente com 03 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU (02 USB e 01 USA), além de 01 Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 hrs. Diante dos números expostos, observa-se uma redução de 12% dos óbitos relacionados as doenças cardiovasculares no município de Cajazeiras – PB, entres os anos de 2022 à 2023, e uma significativa redução de 43% dos óbitos entre os anos 2023 e à média dos números expressos pelo primeiro trimestre de 2024.
Conclui-se que a regulação dos serviços de saúde de urgência e emergência cardiovasculares quando realizados em uma interação contínua e estreita com os componentes de atenção da RUE em Cajazeiras – PB, expressam uma redução significativa na taxa de mortalidade de pacientes cardiológicos. Os pacientes em urgências e emergências cardiovasculares precisam ser tratados nas primeiras horas de evolução dos sintomas. Portanto, o tratamento ágil pode reduzi-la na fase aguda e a continuidade em um serviço de saúde especializado no atendimento, através da regulação, são essenciais para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir incapacidades.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO