REGULAÇÃO EM URGÊNCIA CARDIOVASCULAR FRENTE A REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE EM CAJAZEIRAS – PB

O município de Cajazeiras localiza-se no alto sertão paraibano, a aproximadamente 475 km da capital João Pessoa e compõe à 9ª Região de Saúde do Estado da Paraíba. Atualmente possui uma população de 62.576 habitantes, e em seu território dispõe de uma grande rede de serviços de saúde básicos e especializados para toda sua população. Os atendimentos de urgência e emergência são um dos principais serviços oferecido pelo SUS, sendo um importante observatório da condição de saúde da população e da atuação do sistema. Nos serviços organizados e articulados pela Rede de Urgência e Emergência (RUE), do qual trabalham com integração entre os seus componentes assistenciais, sendo eles: os componentes pré-hospitalares (promoção, prevenção e vigilância à saúde; atenção básica; Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU; salas de estabilização e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs), o componente hospitalar e a atenção domiciliar, visando reduzir a mortalidade hospitalar e pré-hospitalar pelas doenças cardiológicas, tais como as que incluem as isquemias cardíacas (infarto agudo do miocárdio – IAM), as doenças hipertensivas, dentre outras, estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. A taxa de mortalidade por causa base do aparelho circulatório no município de Cajazeiras vêm diminuindo desde o ano de 2022 com as estratégicas implantadas em toda a Rede da RUE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, das estratégias e intersetorialidade de uma rede de serviços de saúde articulados em proporcionar a diminuição de danos aos pacientes portadores de doenças cardiológicas e a redução da taxa da mortalidade do aparelho circulatório.

Demonstrar a eficácia da resolutividade na regulação de pacientes com urgência e emergência cardiovascular visando a redução da taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório no intuito de proporcionar a diminuição de danos aos pacientes portadores de doenças cardiológicas e a redução da taxa da mortalidade do aparelho circulatório.

Durante o ano de 2022, o município de Cajazeiras apresentou um total de 127 óbitos por residência de acordo com a causa base de doenças pelo aparelho circulatório, em 2023 obteve um total de 112 óbitos, e no primeiro trimestre do ano de 2024 um quantitativo de apenas 18 óbitos. Com isso, os números nos mostram a efetiva articulação e interação contínua com os componentes de atenção da RUE. Somando a isto, o Estado da Paraíba implantou em 2023 o Complexo Regulador por Macro Região de Saúde, um avanço do processo de regulação, de modo que veio a padronizar os dados enviados à central de regulação, e que possibilita o cruzamento de dados, a obtenção de indicadores e a estruturação de protocolos. Tornando o processo de espera na regulação, mais célere e efetivo, possibilitando aos usuários um acesso mais dinâmico e de qualidade. Bem como, implantou o Programa Coração Paraibano com o objetivo de descentralizar serviços cardiovasculares especializados aos paraibanos, reduzindo assim a morbimortalidade. O Programa compõe uma rede de serviços articulados junto a 34 Hospitais Gerais e Especializados na Paraíba, com 61 ambulâncias e 02 aeronaves com equipes completas para transportes dos pacientes, além de 04 equipamentos de hemodinâmicas para prestar com êxito a assistência ao paciente em urgência e emergência cardiovascular e atuar com agilidade no tratamento. Sendo assim, o município de Cajazeiras está inserido neste contexto, dispondo em sua rede de serviços intersetorializada, do Hospital Regional de Cajazeiras e de 02 Ambulâncias do Programa Coração Paraibano, bem como da Central de Regulação Móvel de Urgências, juntamente com 03 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU (02 USB e 01 USA), além de 01 Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 hrs. Diante dos números expostos, observa-se uma redução de 12% dos óbitos relacionados as doenças cardiovasculares no município de Cajazeiras – PB, entres os anos de 2022 à 2023, e uma significativa redução de 43% dos óbitos entre os anos 2023 e à média dos números expressos pelo primeiro trimestre de 2024.

Conclui-se que a regulação dos serviços de saúde de urgência e emergência cardiovasculares quando realizados em uma interação contínua e estreita com os componentes de atenção da RUE em Cajazeiras – PB, expressam uma redução significativa na taxa de mortalidade de pacientes cardiológicos. Os pacientes em urgências e emergências cardiovasculares precisam ser tratados nas primeiras horas de evolução dos sintomas. Portanto, o tratamento ágil pode reduzi-la na fase aguda e a continuidade em um serviço de saúde especializado no atendimento, através da regulação, são essenciais para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir incapacidades.

Principal

KENNALINE KESSIA EGIDIO ANDRADE SATURNINO

kennalinekessia@gmail.com

TÉCNICA MUNICIPAL

Coautores

KENNALINE KESSIA EGIDIO ANDRADE SATURNINO, MYCHELLE DANTAS DE ALMEIDA NOLETO, CRISTINA CAROLINO BRAGA DE ABREU, GLAUCIA DE SOUZA ABREU, LARISSA ROLIM ARAÚJO DE OLIVEIRA, RAISA BARBOSA DE ANDRADE, ALEXSANDRA LAYANI FAUSTINO DE ANDRADE, LARYSSA GALVÃO MUINZ DE BRITO SÁ, MARIA AUXILIADORA HENRIQUE LOPES DE ARAÚJO, NOBELINO KENNEDY EGÍDIO ANDRADE PEREIRA, ITATYANE BATISTA DE OLIVEIRA.

A prática foi aplicada em

Cajazeiras

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

KENNALINE KESSIA EGIDIO ANDRADE SATURNINO

Conta vinculada

16 abr 2024

CADASTRO

12 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas