- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A prevalência de diabetes mellitus (DM) no Brasil em 2014, foi de 11,9 milhões de pessoas, na faixa etária de 20 a 79 anos podendo esse número chegar até a 19,2 milhões em 2035. Cerca de 50% das pessoas desconhecem o diagnóstico e 25% da população diabética não faz nenhum tipo de tratamento. o Pé Diabético está entre as complicações mais frequentes do DM e suas consequências podem ser, desde feridas crônicas e infecções, até amputações de membros inferiores. o autoexame periódico dos pés propicia a identificação precoce e o tratamento oportuno das alterações encontradas, possibilitando assim, a prevenção de complicações do Pé Diabético. Considerando a alta incidência de pé diabético no município de Marcos Parente, a Estratégia Saúde da Família (ESF), implementou um projeto de educação e promoção da saúde com os portadores de DM cadastrados realizando atividades voltadas para a educação em saúde do usuário e cuidadores, bem como diversas ações em nível ambulatorial.
Reduzir a incidência de pé diabético e suas complicações nos portadores de DM no município de Marcos Parente (PI). Foi realizada a reorganização do modelo assistencial das equipes de ESF com implementação de atividades educativas individuais e coletivas. Para a abordagem educativa de portadores de DM e cuidadores, foi priorizada a orientação quanto ao autoexame nos membros inferiores, sobre os cuidados específicos destinados aos pés com lesões, avaliação verbal do entendimento dos portadores de DM e cuidadores a respeito das orientações fornecidas pela equipe. Também foram solicitados exames laboratoriais, estratificação de risco dos usuários de acordo com escore de Frangham, agendamentos de retorno ambulatorial, busca ativa dos usuários para as consultas de segmento, além de encaminhamentos para setor especializado quando necessário.
Foram realizadas 16 atividades educativas coletivas abrangendo todos os portadores de DM cadastrados e seus cuidadores no decorrer de 2017 e 2018. Foram ofertados diariamente curativos simples e especiais aos portadores de DM com pé diabético, totalizando 2160 curativos. em 2017, a ESF contava com cadastrados de 121 portadores de DM, desses, 07 apresentavam complicações de pé diabético, ou seja, uma incidência de 57,85 casos dessa patologia. Após a implantação do novo modelo assistencial das ESFs, a incidência de pé diabético reduziu para 16,52 casos até o mês de outubro de 2018, com apenas 2 usuários com pé diabético. No período de dezembro de 2018 até fevereiro de 2019, não foi registrado nenhum caso de pé diabético no município. A implementação da educação permanente em saúde para a comunidade, aliada à segurança na disponibilidade da equipe que presta assistência e, à boa oferta de recursos materiais necessários por parte da gestão, proporcionou benefícios à curto e longo prazo a portadores de DM atendidos pela ESF no município de Marcos Parente, além de melhorar efetivamente a qualidade de vida desses usuários, bem como a redução dos casos de pé diabético.
Praça Dirno Pires Ferreira, Marcos Parente - PI, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO