- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A primeira infância constitui um papel de suma importância para a formação de hábitos alimentares saudáveis, pois já se iniciam desde o nascimento exigindo cuidados especiais da mãe em sua dieta habitual e, após, por meio do Aleitamento Materno Exclusivo (AME). A continuidade ocorre pela introdução alimentar após os 6 meses de vida, quando esse seguimento é de fundamental importância, bem como disseminar estratégias em escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) incluindo atividades lúdicas em que haja um maior estímulo à prática da alimentação saudável e referenciar a família para colaborar com a formação ou introduzir práticas de reeducação alimentar na fase escolar. O programa PSE tem como objetivo contribuir para formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento da criança na rede de ensino público, sendo assim, importante incluir na rotina estudantil atividades de educação em saúde.
Estimular o conhecimento das crianças e seus pais sobre a importância da alimentação saudável na fase escolar. Diminuir introdução ou aquisição de lanches não saudáveis ofertados por parte dos pais. Estimular as crianças de forma lúdica a conhecerem. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças na faixa etária de 6 a 11 anos e seus pais em 3 escolas da rede municipal da cidade de Joaquim Pires (PI). Foi realizado encontros com os pais para explicar todo o projeto e sua finalidade e abordar a temática: o papel da família na formação de hábitos alimentares saudáveis. Estão sendo realizadas atividades lúdicas que envolvem a alimentação e saúde bucal na fase estudantil pelas as ações exigidas pelo Programa Saúde na Escola. Está sendo realizada uma feira dos alimentos abordando o tema prevenção da obesidade infantil, focando na importância de estimular o conhecimento por parte de pais e alunos sobre alimentação saudável na primeira infância.
Por meio do PSE, observamos vários relatos de professores e direção da escola sobre o impacto causado pela interferência da família na construção dos hábitos alimentares de crianças em fase estudantil, ao qual, através das atividades desenvolvidas com inclusão dos pais, houve uma melhora significativa na formação e manutenção de práticas alimentares saudáveis, bem como uma aceitação da merenda ofertada no âmbito escolar e uma diminuição da aquisição de lanches não saudáveis. É evidente que por meio da educação nutricional em saúde conseguimos promover a reeducação alimentar não só de nossas crianças, mas também de suas respectivas familiares e atualmente essas práticas são aplicadas também em sua vivencia diária em casa. Pensando sobre essa questão do direito à alimentação adequada e promoção da saúde da população, surge a especulação de como está sendo promovido e propagado a importância da aquisição desses alimentos e como as crianças na fase infantil estão sendo informatizados sobre os mesmos, pois por intermédio da educação nutricional podemos interferir de forma significativa no perfil do padrão alimentar da população. Educar desde cedo para evitar doenças e/ou agravos a saúde no futuro.
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