Olá,

Visitante

Projeto: Aprendendo com Os Alimentos! A Interferência da Família na Formação dos Hábitos Alimentares na Primeira Infância

A primeira infância constitui um papel de suma importância para a formação de hábitos alimentares saudáveis, pois já se iniciam desde o nascimento exigindo cuidados especiais da mãe em sua dieta habitual e após por meio do Aleitamento Materno Exclusivo (AME). A continuidade ocorre pela introdução alimentar após os 6 meses de vida, onde este seguimento é de fundamental importância, bem como disseminar estratégias em escolas por meio do PSE, incluindo atividades lúdicas em que haja um maior estimulo a prática da alimentação saudável e referenciar a família para colaborar com a formação ou introduzir práticas de reeducação alimentar na fase escolar. o programa PSE, tem como objetivo contribuir para formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento da criança na rede de ensino público, sendo assim importante incluir na rotina estudantil atividades de educação em saúde.

Estimular o conhecimento das crianças e seus pais sobre a importância da alimentação saudável na fase escolarDiminuir introdução ou aquisição de lanches não saudáveis ofertados por parte dos pais Estimular as crianças de forma lúdica, a conhecerem os o trabalho está sendo desenvolvido com crianças na faixa etária de 06 a 11 anos e seus pais em 03 escolas da rede municipal da cidade de Joaquim Pires-Pi. Foi realizado encontros com os pais para explicar todo o projeto e sua finalidade, e abordar a temática: o papel da família na formação de hábitos alimentares saudáveis. Estão sendo realizadas atividades lúdicas que envolvam a alimentação e saúde bucal na fase estudantil, pelas as ações exigidas pelo Programa Saúde na Escola. Está sendo realizada uma feira dos alimentos abordando o tema prevenção da obesidade infantil, focando na importância de estimular o conhecimento por parte de pais e alunos sobre alimentação saudável na primeira infância.

Por meio do PSE, observamos vários relatos de professores e direção da escola sobre o impacto causado pela interferência da família na construção dos hábitos alimentares de crianças em fase estudantil, ao qual através das atividades desenvolvidas com inclusão dos pais, houve uma melhora significativa nas formação e manutenção de práticas alimentares saudáveis, bem como uma aceitação da merenda ofertada no âmbito escolar e uma diminuição da aquisição de lanches não saudáveis. É evidente que por meio da Educação Nutricional em Saúde, conseguimos promover a reeducação alimentar não só de nossas crianças, mas também de suas respectivas familiares ao qual atualmente estas práticas são aplicadas também r em sua vivencia diária em casa.Pensando sobre esta questão do direito à alimentação adequada e promoção da saúde da população, surge a especulação de como está sendo promovido e propagado a importância da aquisição desses alimentos e como as crianças na fase infantil estão sendo informatizados sobre os mesmos, pois por intermédio da educação nutricional podemos interferir de forma significativa no perfil do padrão alimentar da população. Educar desde cedo, para evitar doenças e/ou agravos a saúde no futuro.

Principal

Poliana De Moraes Monteiro

nutripoli01@hotmail.com

Coautores

Anna Ezilda Portela Memória Lima, Alan Jhonatas Santos Menezes, Déborah Araújo Silva, Keilane Ferreira De Araújo, Laryza Sampaio De Oliveira

A prática foi aplicada em

Joaquim Pires

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Doroteu Sertão Nº 48, Bairro: Centro

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Do Socorro Machado Sousa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal