Olá,

Visitante

O programa nacional de controle do tabagismo e a gestalt-terapia: uma visão holística do usuário

O tabagismo é entendido como uma doença crônica originada pela dependência da nicotina encontrada nos produtos à base de tabaco, sendo fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Com isso, o Ministério da Saúde, implantou em 2013 o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que consiste em uma estratégia de encontros semanais na Unidade Básica de Saúde entre usuários que desejam abandonar o hábito de fumar e os profissionais da atenção básica capacitados para oferecer este apoio. o mesmo já vem sendo ofertado pela sua quarta vez em Lagoa de São Francisco (PI), trazendo como diferencial às concepções de ser humano da gestalt-terapia.

Reduzir a prevalência de tabagistas e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco no território de Lagoa de São Francisco, por meio de uma visão ampliada do ser humano. São realizados 4 encontros, com frequência semanal, tendo duração de 1 hora, com um número máximo de 10 usuários. A reunião é iniciada com um momento de acolhimento, onde são compartilhadas as vivências com o cigarro daquela semana após, é realizado a educação em saúde, com as temáticas propostas pelo protocolo do PNCT. Entretanto, os grupos do PNCT de Lagoa de São Francisco oferece um diferencial: são realizadas técnicas da psicologia da gestalt, onde é associado praticas cognitivas com as afetações do usuário, para que ele possa enxergar novos meios de encarar as situações difíceis do processo de desintoxicação da nicotina em seu organismo, por meio do questionamento socrático, meditações conduzidas que ressignificam o viver com saúde e apoio psicológico.

O encontro entre o PNCT e a Gestalt-terapia vem trazendo ótimos frutos para o município de Lagoa de São Francisco, entre eles, destaca-se a sua eficácia, onde 90% dos usuários abandonaram o hábito de fumar e apenas 4% evadiram do grupo. Além disso, observa-se a construção de vínculos afetivos que ultrapassam as paredes da UBS, tendo como princípio a busca por uma vida de qualidade. Conclui-se que as contribuições das técnicas da gestalt-terapia são eficientes no tratamento do tabagismo, pois leva em consideração o usuário com a visão do seu todo: ele pode ser o pai que quer melhorar a saúde respiratória dos seus filhos, a esposa que tem vergonha do cheiro do cigarro nas suas roupas ou jovem que perdeu a esperança na vida e viu no cigarro um companheiro. Respeitar a individualidade e fortificar autonomia do sujeito amplia a adesão do mesmo à terapêutica.

Principal

Agnelo Pereira Da Silva Junior

agnelojr@live.com

Coautores

Maryanne Rodrigues Galvão, Romeria Barros E Silva Cordeiro, Gleyde Raiane De Araújo

A prática foi aplicada em

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Lagoa de São Francisco

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Lagoa de São Francisco (PI)

Rua Tertuliano Brandão Filho, 599 - Centro, Lagoa de São Francisco – PI, 64258-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Romeria Barros, Silva Cordeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba