Olá,

Visitante

o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e A Gestalt-Terapia: uma Visão Holística do Usuário

o tabagismo é entendido como uma doença crônica originada pela dependência da nicotina encontrada nos produtos à base de tabaco, sendo fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Com isso, o Ministério da Saúde, implantou em 2013 o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que consiste em uma estratégia de encontros semanais na Unidade Básica de Saúde entre usuários que desejam abandonar o hábito de fumar e os profissionais da atenção básica capacitados para oferecer este apoio. o mesmo já vem sendo ofertado pela sua quarta vez em Lagoa de São Francisco (LSF) – PI, trazendo como diferencial as concepções de ser humano da Gestalt-terapia.

Reduzir a prevalência de tabagistas e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco no território de Lagoa de São Francisco, por meio de uma visão ampliada do ser humano. São realizados 4 encontros, com frequência semanal, tendo duração de 1 hora, com um número máximo de 10 usuários. A reunião é iniciada com um momento de acolhimento, onde são compartilhadas as vivências com o cigarro daquela semana após, é realizado a educação em saúde, com as temáticas propostas pelo protocolo do PNCT. Entretanto, os grupos do PNCT de LSF oferece um diferencial: são realizadas técnicas da Psicologia da Gestalt, onde é associado praticas cognitivas com as afetações do usuário, para que ele possa enxergar novos meios de encarar as situações difíceis do processo de desintoxicação da nicotina em seu organismo, por meio do questionamento socrático, meditações conduzidas que ressignificam o viver com saúde e apoio psicológico.

o encontro entre o PNCT e a Gestalt-terapia vem trazendo ótimos frutos para o município de Lagoa de São Francisco, entre eles, destaca-se a sua eficácia, onde 90% dos usuários abandonaram o hábito de fumar e apenas 4% evadiram do grupo. Além disso, observa-se a construção de vínculos afetivos que ultrapassam as paredes da UBS, tendo como princípio a busca por uma vida de qualidade.Conclui-se que as contribuições das técnicas da Gestalt-terapia são eficientes no tratamento do tabagismo, pois leva em consideração o usuário com a visão do seu todo: ele pode ser o pai que quer melhorar a saúde respiratória dos seus filhos, a esposa que tem vergonha do cheiro do cigarro nas suas roupas ou jovem que perdeu a esperança na vida e viu no cigarro um companheiro. Respeitar a individualidade e fortificar autonomia do sujeito amplia a adesão do mesmo à terapêutica.

Principal

Agnelo Pereira Da Silva Junior

agnelojr@live.com

Coautores

Maryanne Rodrigues Galvão, Romeria Barros E Silva Cordeiro, Gleyde Raiane De Araújo

A prática foi aplicada em

Lagoa de São Francisco

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Tertuliano Brandão Filho, 599, Centro, Lagoa De São Francisco – Pi. Cep 64258-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Romeria Barros E Silva Cordeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal