Redes de Cultura e Cuidado: promovendo saúde mental na Cidade de Deus

Coletivo Construindo Juntos e People's Palace Projects

Esta prática está EM MODERAÇÃO por

Cristiane Pereira Soares Martins

favor seguir as recomendações abaixo:

Nenhuma recomendação da moderação

O projeto é uma iniciativa do Coletivo de Pesquisa Construindo Juntos em parceria com a People’s Palace Projects do Brasil, com apoio do Plano Integrado de Saúde nas Favelas, do projeto 146x Favela da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz e surge da inspiração da metodologia empregada na pesquisa “Estratégias culturais em Manguinhos”, realizada no bairro de Manguinhos entre os anos de 2021 e 2022 e dos dados do relatório “Impactos na Saúde Física e Mental dos Moradores da CDD” da pesquisa intitulada “Impactos da Pandemia de COVID-19 na Cidade de Deus” do Coletivo Construindo Juntos publicada em 2021, em que revelam a situação de saúde mental da população que já era afetada antes da pandemia, sendo agravaram ainda mais. A perda da renda e emprego, na maior parte informal, fez com que as pessoas adoecessem não somente ao contrair o coronavírus. As pessoas morrem de fome, tiro, negligência, enchentes e de diversas formas que são expostas cotidianamente, como mostram os dados da pesquisa “Construindo Pontes” presentes no relatório “Estudos com moradores das 16 Favelas da Maré”, realizado pela People’s Palace Projects e a Redes de Desenvolvimento da Maré em 2020.

O projeto “Redes de cultura e cuidado: Promovendo Saúde mental na CDD” propõe mapear e catalogar organizações e iniciativas liderados por sujeitos individuais ou coletivos do bairro da Cidade de Deus que desenvolvem estratégias de mobilização social e artístico-cultural e que, a partir de uma perspectiva da saúde integral, promovem a saúde mental no território. O projeto tem como objetivo compreender experiências socioculturais, interpretando-as como dispositivos privilegiados de cuidado, inclusão social e estruturação de direitos, e ampliar redes de construção de conhecimento e de ação social. Serão realizadas cinco etapas de atividades:

1 – Mapeamento participativo de iniciativas
2 – Entrevistas com os produtores culturais
3 – Organização dos dados
4 – Produção de catálogo de iniciativas
5 – Seminário para fortalecimento de redes

As mazelas e ineficiência do Estado, da violação de direitos humanos, insegurança alimentar, exposição à violências e conflitos dentro da Cidade de Deus, afetam diretamente a saúde mental dos moradores.

Diante disso, os próprios moradores se organizam e ajudam mutuamente. Nesse cenário, os movimentos culturais promovidos pelos próprios moradores da CDD, se estabeleceram como formas de expressão, acolhimento e protagonismo. Elas guardam aspectos culturais e sociais amplos, que são atravessados pela saúde, que está presente em cada coletivo, artista e instituição de base comunitária.

A articulação com o apoio à saúde mental se dá principalmente no entendimento das iniciativas culturais como ações que contribuem para a promoção e cuidado em saúde mental das populações em favela. O projeto entende que as experiências socioculturais mantêm estreita ligação com a promoção da saúde integral. O projeto também propõe fortalecer ações em saúde mental associadas à arte e cultura, educação, trabalho, renda, esporte, lazer e demais campos com foco nas favelas.

É necessário reconhecer e valorizar as práticas já existentes que contribuem para a promoção de saúde nos territórios de favela, práticas e saberes ancestrais que perpassam gerações e complementam o sistema de saúde, os modos próprios de fazer e viver dessas populações, suas tradições e experiências.

autor Principal

Coletivo Construindo Juntos e People's Palace Projects

cristiane.martins@tufts.edu

codiretora

Coautores

Cristiane Martins, Mirian de Andrade, Bruna Ribeiro, Lilian Moura, Thatiana Pereira, Joice Lopes, Lidiane Santos, Ana Claudia Araújo, Anjuli Fahlberg, Paul Heritage

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Daniel, 90 - Cidade de Deus, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Cristiane Pereira Soares Martins

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

25 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

27 ago 2024

inicio

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos