O presente relato de experiência descreve a atuação do CAPS I do município de Queimadas-PB no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em grupos terapêuticos. Apesar de não ser a demanda prioritária do serviço, a equipe acolheu esse público devido à alta demanda na rede municipal. O trabalho é realizado desde 2023 e conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, neuropsicopedagoga, fonoaudiólogo, enfermeiro, farmacêutico, técnicos de enfermagem e educador físico. A atuação inicia-se com triagem e avaliação individual para posteriormente ocorrer a inserção em grupos que contêm em média, de seis a dez crianças. Diferentemente da abordagem baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que prioriza o atendimento individual, nossa metodologia foca no desenvolvimento coletivo, utilizando grupos terapêuticos para promover habilidades sociais, comunicativas, cognitivas e emocionais, além da inclusão. Esse trabalho tem como objetivo geral promover o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E como objetivos específicos: Estimular a interação social e a comunicação verbal e não verbal; Fortalecer habilidades cognitivas e comportamentais, favorecendo a adaptação ao meio social; Melhorar a regulação emocional, promovendo estratégias para lidar com diferentes emoções e situações; Incentivar a inclusão social e a adaptação ao convívio em grupo; Proporcionar um espaço acolhedor e seguro, que favoreça o desenvolvimento integral da criança; Estimular a autonomia nas atividades diárias e a independência funcional; Fortalecer a relação entre família e serviço; Minimizar dificuldades comportamentais, por meio de intervenções adequadas às necessidades individuais; Aprimorar o desenvolvimento da linguagem e da expressão emocional, promovendo a comunicação eficaz.

Esse projeto foi desenvolvido em virtude da necessidade de ampliação de atendimento as crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA devido a alta demanda na rede municipal. Diferentemente da abordagem baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nosso atendimento é focado nos grupos terapêuticos, que promovem, além da inclusão, a interação social.

Os atendimentos em grupo demonstraram avanços significativos no desenvolvimento das crianças com TEA, com melhorias observadas em atividades coletivas ampliando suas capacidades de se comunicar com os outros, seja verbalmente ou por meio de gestos e expressões não verbais. Identificamos também que a atividade em grupo promoveu a autonomia nas atividades propostas e melhor regulação emocional. Além disso, as famílias relataram progresso no comportamento das crianças em diferentes contextos, incluindo domiciliar e escolar. Isto posto, a abordagem multidisciplinar possibilitou um atendimento mais integrado e eficaz, contribuindo para a ampliação da rede de suporte para as crianças e seus cuidadores.

A integração de diferentes profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, educador físico, neuropsicopedagogos, entre outros permite uma abordagem mais completa e eficaz, atendendo as necessidades individuais das crianças dentro do âmbito coletivo. Além disso, a metodologia de grupos terapêuticos, ao contrário do atendimento individualizado, promove a interação social, o desenvolvimento coletivo e a inclusão. O trabalho em grupo favorece a aprendizagem de habilidades sociais e emocionais, além de estimular a comunicação, proporcionando um ambiente enriquecedor e de suporte mútuo entre as crianças, essencial para o seu progresso.

Principal

RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE

raianemacedo255@gmail.com

neuropsicopedagoga

Coautores

RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE JULIANA FREIRE TAVARES DA SILVA ANDERSON RAMOM DA SILVA PEREIRA DANIEL NICOLAU RACHELL DE FARIAS ESTEFANÍ DE FÁTIMA ALVES DA SILVA ADRYA BEATRIZ NUNES BARBOSA DE MELO JULIANA CÁSSIA DE QUEIROZ LIVIA MARIA TAVARES MIRANDA

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA EUZÉBIO FERREIRA DANTAS, QUEIMADAS

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

28 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

04 jan 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io