Promoção de saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso – Guarulhos

Considerando a Atenção Básica como porta de entrada do SUS, a Equipe de Saúde da Família tem como desafio desenvolver estratégias para melhorar a qualidade de vida da população. Nesse sentido, a prática de horta comunitária consolida as diretrizes da Política Nacional de Promoção de Saúde que tem como princípios a criação de ambiente saudável, reforço de ações comunitárias, desenvolvimento e habilidades de pessoas, autonomia, empoderamento, etc. Esses princípios também são da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, cujo objetivo é elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas de modo justo, sustentável e inclusivo. O presente projeto da UBS Nova Bonsucesso com apoio do Programa Municipal Ambienta Saúde emerge como ferramenta educadora de promoção e prevenção aliado à proposta de conscientização e educação ambiental, visando práticas saudáveis e sustentáveis pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030.

Contribuir para a prevenção, promoção e recuperação de saúde, consciência e educação ambiental, redução de resíduos orgânicos e compostagem, inclusão social, integração da população com a UBS e fortalecimento de vínculos, valorização da comunidade. A partir da sensibilização dos funcionários da UBS em relação ao espaço externo em desuso ocasionando acúmulo de resíduos e vetores indesejados, surgiu o desejo de transformar o local em espaço útil e benéfico à população. Iniciou-se a divulgação no conselho gestor e aos funcionários da UBS em contato direto com os moradores do território. Esses profissionais que conhecem as possibilidades e dificuldades dos usuários, indicam os colaboradores a integrar o projeto. Com apoio da população, iniciou-se a limpeza da área e construção de canteiros adequados ao plantio. Os voluntários participam de todo o processo, da escolha das espécies plantadas até a colheita e distribuição dos alimentos, destinados a eles e aos grupos educativos da UBS.

A otimização do espaço externo da unidade deixou-o convidativo à realização de atividades educativas de sua equipe. O espaço tornou-se um local de cultivo e práticas orgânicas com uso de adubo e repelentes naturais, orientação de práticas sustentáveis e conscientização do uso racional dos recursos naturais. A UBS gerencia seus resíduos orgânicos e recebe material orgânico da comunidade para o processo de compostagem, colaborando com a destinação adequada do lixo produzido no município. O incentivo do plantio do próprio alimento contribui para segurança alimentar e diversificação de vegetais e hortaliças presentes no consumo diário. A socialização, por meio da valorização e troca de saberes populares, pode ser notada durante o trabalho. As reuniões semanais para cuidado e manutenção do local tornaram-se também oportunidades de encontros e amizades, surgindo o grupo “amigos do verde”, uma vez que o objetivo não seria apenas produzir alimentos saudáveis, mas formar um espaço de convívio que gere benefícios e bem estar. A horta comunitária “amigos do verde” na UBS Nova Bonsucesso com o apoio do Programa Municipal Ambienta Saúde surge como ferramenta e estratégia para mudanças ativas nos indicadores de saúde da comunidade local.

Principal

Aparecida Sinzato Paulino

hortabonsucesso@gmail.com

Coautores

Illora Aswinkumar Darbar Shimozato, Adriana Cecilia da Silva, Lourdes Barros Cavalcante, Maria Ozita Tavares Ramos, Marcia Regina Lopes de Sousa

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Cristina Kantzos Da Silva

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

21 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas