Projeto sons no SUS: a música como ferramenta de cuidado para os ambientes do SUS Aracaju

O Projeto Sons no SUS faz parte do Centro de Educação Permanente da Saúde de Aracaju, está situado no eixo Inovação em Saúde, que fomenta a dimensão subjetiva do viver através das conexões arte-saúde-educação. Os ambientes da saúde são facilmente identificados como lugares desagradáveis, dessa forma, precisamos de estratégias inovadoras para incentivar o cuidado à saúde. Reconhecendo a música como ferramenta de fácil acesso, o Sons no SUS, alicerçado na Política Nacional de Humanização (PNH), trabalha a melhoria dos ambientes do SUS Aracaju, conectando os usuários à música e aos afetos que acontecem nas intervenções musicais por onde tem passado. Os estudos provam que a música tem o poder de nos transportar de um lugar para o outro sem necessariamente sairmos do lugar nos reconhecemos no ritmo, na melodia e na letra de determinada canção e sentimos uma mudança no nosso humor, nos sensibilizamos através disso, tornamos possível sorrisos, gestos e encontros mais humanos.

Utilizar a música para a melhoria da qualidade do ambiente nos serviços do SUS Inovar na oferta de cuidado para usuários e trabalhadores do SUS •Estimular uma cultura de utilização da arte como elemento terapêutico no SUS. Investir na formação de música. O Sons no SUS trabalha com Intervenções Musicais que duram em média 40 a 50 minutos. Nesse período, entramos na unidade tocando instrumentos e de surpresa. Circulamos, então, todo o ambiente de saúde ao qual fomos convidados e buscamos nos conectar musicalmente com todas as pessoas que ali estão, através das canções, sorrisos e olhares, toda comunicação entre os músicos e usuários são feitas musicalmente. Ao fim, saímos tocando e nos despedindo também musicalmente.

O projeto Sons no SUS existe desde 2012, de lá pra cá várias pessoas foram afetadas pelas intervenções em Unidades Básicas de Saúde, maternidades, hospitais de urgência e emergência, Caps, Residências Terapêuticas e eventos da saúde dos mais diversos. As experiências tem produzidos resultados bastante satisfatórios e contribuído de forma positiva inovando na produção de saúde através da arte dentro da clínica ampliada.

Principal

Samuel Andrade Rocha Silva

samuel.silva@aracaju.se.gov.br

Coautores

Samuel Andrade Rocha Silva

A prática foi aplicada em

Aracaju

Sergipe

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Centro de Educação Permanente da Saúde de Aracaju

CEPS - Centro de Educação Permanente de Saúde - Rua Sergipe - Siqueira Campos, Aracaju - SE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

11 set 2016

CADASTRO

11 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas