Olá,

Visitante

Projeto master chefinho

Somos resultados das influências que recebemos. Essas são determinadas por diferentes meios: familiares, sociais, religiosos, psicológicos e educacionais, sendo determinantes para formação dos nossos valores. A vida corrida que enfrentamos diariamente torna a cada dia mais difícil ter tempo para pensarmos em uma alimentação saudável, sendo induzidos ao consumo de alimentos rápidos e congelados, como os famosos fast foods, por serem práticos e pelo marketing que hoje é empregado sobre esses produtos, fazendo com que sejamos induzidos ao seu consumo quase que diário. Com isso, o master chefinho vem para quebrar tendência da alimentação congelada e não saudável, da qual estamos condicionados ao seu consumo quase que diariamente, além das crianças, que também são influenciadas direta e indiretamente, pois os pais são os determinantes do consumo de tais alimentos, pelos quais eles consomem e introduzem nas dietas de seus filhos.

Objetivo de instruir as crianças da necessidade e dos benefícios da boa alimentação, de forma descontraída, dinâmica e lúdica, demonstrando influências positivas da alimentação saudável, proporcionando melhora para o corpo, a mente e o espírito. Uso de um método simples e eficaz, através de uma horta suspensa com garrafa pets, desenhos para colorir a pirâmide alimentar, cruzadinhas, colagem, brincadeiras do jogo dos sentidos (olfato, paladar, tato, audição e visão) e culinária (cozinha experimental).

As crianças que participaram do master chefinho apresentaram diminuição dos níveis de colesterol total e triglicerídeos, mensurados através de exames laboratoriais, além da diminuição do índice de massa Corporal(IMC). Pais relataram melhoria na alimentação dos seus filhos, em relação ao aumento do consumo de frutas e hortaliças. As crianças participantes do projeto master chefinho modificaram positivamente seus hábitos alimentares, apresentando melhorias na qualidade de vida, em relação à sua saúde física, mental e espiritual.

Principal

Renata Silva Cavalcante

sms.diretoria@mairipora.sp.gov.br

Coautores

Daniela Romaro, Viviane M. Baptista

A prática foi aplicada em

Mairiporã

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Primeiro De Maio, S/N - Jd Odorico, Mairiporã - SP, 07600-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Grazielle Cristina dos Santos Bertolini

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

02 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Tentativa de suicídio: como dar visibilidade a esse tema
Santa Catarina
Práticas
Relato de experiência da implantação do primeiro Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da 18º Coordenadoria Regional de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Compartilhando a diabetes tipo I
Rio Grande do Sul
Práticas
O desafio de acolher e incorporar a população masculina às ações e serviços da Atenção Básica (AB): uma busca por melhores indicadores e por um upgrade na qualidade de vida
Rio Grande do Sul
Práticas
Praça dos direitos
Rio Grande do Sul
Práticas
A construção da informação como ferramenta de articulação e integração da rede de atenção à saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde lúdica
Rio de Janeiro
Práticas
Elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de São Pedro do Ivaí: ouvindo os trabalhadores
Paraná