O trabalho realizado com pacientes diagnosticados com Doença de Parkinson visa benefícios que contribuem para a qualidade de vida, uma vez que, o Parkinson é uma condição neurológica, crônica, degenerativa e idiopática, que afeta os movimentos, não possuindo prognóstico de cura, apenas retardo dos sintomas através de sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, acompanhamento médico (fisiatra, neurologista…), de enfermagem, psicologia, dentre outros.
Com isso, foi criado o Projeto Grupo Terapêutico Tulipas Vermelhas (dá-se este nome pois “Tulipas Vermelhas” é considerado um símbolo mundial da Doença de Parkinson) que é a idealização de uma oferta de atendimento através de terapia de grupo para estes pacientes. A terapia de grupo é extremamente benéfica, proporcionando apoio emocional, troca de experiências e estratégias para lidar com a doença. O Projeto é executado quinzenalmente às terças-feiras num período de 1 hora nas dependências da Associação Pestalozzi de Barra do Piraí.
Objetivo Geral: Proporcionar suporte, socialização, fortalecimento de vínculo e estimulação da criatividade para os pacientes diagnosticados com Parkinson.
Objetivos Específicos: Promover suporte emocional, incentivo à autonomia e estratégias para enfrentar os desafios do Parkinson; Fortalecer o vínculo e o suporte familiar; Capacitar as famílias, visando melhorar sua participação no processo de inclusão e autonomia dos pacientes atendidos; Realizar acompanhamento e assistência na área social fornecendo orientações, identificando as necessidades individuais e coletivas, com o objetivo de planejar estratégias de intervenção que promovam o acesso a direitos e o fortalecimento do vínculo com os serviços oferecidos; Promover terapias em grupo com profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e artes.
O Grupo Terapêutico Tulipas Vermelhas iniciou as atividades no mês de outubro de 2023, e ao longo do tempo o grupo foi sendo adaptado de acordo com as necessidades expressadas pelos pacientes e acompanhantes. O modelo de trabalho atual consiste em abordagem inicial com aferição dos sinais vitais e anotação dos valores em caderneta personalizada para cada paciente e posteriormente é apresentado à eles a proposta do que será realizado na reunião, o que consiste como foco proporcionar terapias práticas, ainda que haja momentos de bate-papo. O formato de trabalho atual tem evidenciado grande satisfação por parte dos pacientes e acompanhantes, uma vez que, os participantes têm se mostrado assíduos, salvo quando há imprevistos, além de se expressarem positivamente através do questionário e no bate-papo ao final da reunião.
Desse modo, evidencia-se que, tem sido identificado ao longo dos meses de prática do Projeto muitos resultados positivos, o que, por sua vez, proporciona ao grupo atenção contínua e sistemática. O Grupo Terapêutico Tulipas Vermelhas a cada reunião tem se mostrado um importante e indispensável aliado na promoção do acolhimento e do cuidado emocional, visto que, o paciente parkinsoniano geralmente evolui com muitas limitações e passa a ser dependente “do outro”, logo, proporcionar atividades que motivam e incentivam a autonomia devolve ao paciente o protagonismo do seu próprio eu, e isto reafirma o poder do grupo como espaço de transformação.
Rua Barbosa, 122 - Santo Cristo, Barra do Piraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO