Após o desafiador período da pandemia, percebemos a importância de promover a saúde física e mental, bem como fortalecer os laços comunitários. Daí nasceu o Projeto Correr e Caminhar, uma iniciativa semanal dedicada a proporcionar atividades físicas e momentos de conexão entre os moradores de nossa comunidade. Inicialmente a iniciativa consistia em interditar uma avenida da cidade para que a comunidade possa utilizar este espaço para praticar atividade física de forma segura, através da prática de caminhada e corrida. A adesão da população levou a expansão do projeto para uma programação diversificada que contempla desde dança a exercícios funcionais, além das atividade de corrida e caminhada iniciais. A atividade acontece na avenida José Rufino de Carvalho, das terças às quintas-feiras, no horário das 17:10 às 18:10 h. Atualmente tem um grupo assiduo em torno de 60 pessoas, predominantemente de mulheres, mesmo não restrito a este grupo. Além de estimular a prática de atividades físicas o espaço também é promotor de educação em saúde e de fortalecimento de laços comunitários, ampliando redes de apoio e vínculo de modo a cuidar também da saúde mental dos participantes.
Objetivos:
Geral : O Projeto Correr e Caminhar visa não apenas promover a saúde física e mental dos participantes, mas também fortalecer os laços comunitários, oferecendo um ambiente inclusivo e acolhedor onde todos são incentivados a se cuidar e a se apoiar mutuamente.
Especificos:
Promover a Saúde Física e Mental:
Fortalecer os Laços Comunitários;
Expandir as Opções de Atividades Físicas;
Promover a Educação em Saúde;
Ampliar Redes de Apoio e Vínculos Comunitários.
Metodologia
O Projeto Correr e Caminhar é inclusivo e acolhe participantes de todas as idades, níveis de condicionamento físico e origens, sendo aberto a toda a comunidade; Com o apoio da guarda municipal que fecha o acesso a rua é realizada a sinalização adequada de que a rua está interditada no horário das atividades que acontecem das terças às quintas-feiras das 16 as 18:10 h.
Para divulgação utilizamos diversos meios de comunicação, como redes sociais da gestão e salas de espera nas Unidades Básicas de saúde para informar sobre as atividades e atrair novos participantes.
O grupo é conduzido por profissional de educação física que desenvolve as seguintes atividades:
– Zumba: dança com ritmos latinos e movimentos contagiantes para queimar calorias e melhorar o humor.
– RitBox: Uma combinação de ritmos musicais e exercícios de boxe para liberar o estresse e fortalecer o corpo.
– Aeróbica: a dinamica dos exercícios aeróbicos para aumentar a resistência cardiovascular e queimar gordura.
-Funcional: Um treino dinâmico que utiliza o peso do corpo e acessórios simples para melhorar força, flexibilidade e coordenação.
Caminhadas: Exploração tranquila e revigorante de nossa comunidade, oferecendo uma oportunidade de exercitar o corpo e apreciar a natureza.
Educação em saúde: educação em saúde sobre nutrição, saúde mental, prevenção de lesões e outros temas relevantes para o bem-estar geral.
Em 2022 percebemos que devido a pandemia tínhamos a necessidade de estimular na comunidade práticas voltadas para estimulo da saúde física e que também promovesse o fortalecimento dos vínculos comunitários e sociais de modo a cuidar também da saúde mental da população: assim nasceu o projeto Correr e caminhar.
A experiencia tem demonstrado impacto positivo e significativo do Projeto Correr e Caminhar na saúde e no bem-estar da comunidade soledadense, destacando sua importância como uma ferramenta eficaz para promover um estilo de vida mais ativo, saudável e comunitário.
O grupo iniciado em setembro de 2022 segue ativo e com a participação frequente da população que tem em torno de 60 pessoas frequentando os grupos de atividades.
Aumento da adesão e participação ativa no projeto, demonstrando o interesse e o envolvimento da comunidade na promoção da saúde, bem como a valorização do projeto pela comunidade.
A segurança da rua estar sinalizada no horário, e, com o apoio da guarda municipal, estimula o sentimento de segurança na população, estimulando para que o grupo não se disperse.
Redução do sedentarismo e aumento da prática regular de atividades físicas entre os participantes.
Melhora dos índices de condicionamento físico, incluindo resistência cardiovascular, força muscular e flexibilidade.
Redução do risco de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Promoção de hábitos de vida saudáveis e acessíveis a toda a população;
A parceria com a guarda municipal foi fundamental, pois auxilia a fechar o acesso a rua possibilitando o projeto funcionar em sua potencialidade;
Ações intersetoriais com outras secretarias ajudam a divulgar o grupo e as atividades ofertadas;
Soledade, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO