Olá,

Visitante

Programa Municipal de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses

Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humano. A execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública, além de raiva e leishmanioses, estende-se para outras doenças de transmissão vetorial. Assim, tais doenças subdividem-se em três grupos, sendo: zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde (MS), zoonoses de relevância regional ou local e zoonoses emergentes ou reemergentes. No Município de Santana do Maranhão, além de trabalhar a prevenção a zoonoses de caráter nacional, são realizadas também atividades de caráter regional.

Levar conhecimento técnico e instituir um Programa Municipal de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses de relevância na Saúde Pública municipal, estadual e nacional para as classes de trabalhadores da Saúde, bem como da população em geral, em p Ações de vigilância e prevenção: • Envio de amostras de cérebro de cães para o diagnóstico laboratorial. • Envio de amostras de morcegos para o diagnóstico laboratorial, conforme avaliação epidemiológica local. • Envio de outras amostras de espécies animais pertinentes quanto ao risco epidemiológico. • Manutenção de interlocução sistemática com as demais áreas de vigilância em saúde, assistência à saúde, e, intersetorialmente, com setores que fazem interface com o processo, como agricultura e meio ambiente. • Ações educativas e divulgação de medidas preventivas, nos meios de comunicação, à população, palestras junto aos ACE e ACS. • Campanhas antirrábicas efetivas.

Para o desenvolvimento e a execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses (bem como de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos) de relevância para a saúde pública, deve-se a articulação e à parceria sistemática entre a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, atenção básica e todos os setores da saúde, visando à consonância e efetividade. Um exemplo da eficiência do trabalho foi a campanha antirrábica 2018, a qual o município de Santana do Maranhão superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.A ações destinadas a prevenir, reduzir, controlar ou eliminar os riscos de uma zoonose, que compromete a saúde humana, animal e o meio ambiente, impactam diretamente na saúde do trabalhador. A capacitação dos ACE, ASCS e de outros profissionais da saúde garantem sua biossegurança. Além disso, as ações refletem diretamente na população, melhorando significativamente a saúde pública santanense.

Principal

Elder Dyames De Sousa Mariano

eldermarianoo@gmail.com

Coautores

Leyres Da Silva Pereira Mendes Silva, Maria De Fátima Meneses Silva,

A prática foi aplicada em

Santana do Maranhão

Maranhão

Nordeste

Instituição

Rua Dom Pedro Ii, Número 14

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Leyres Da Silva Pereira

Conta vinculada

leyres.enf@gmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Regulação do Acesso À Atenção Especializada: des coberta de um Iceberg e des afios A Serem Superados
São Paulo
Práticas
Fórum Permanente de Embu Guacu: uma Possibilidade de Organização do Cuidado Intersetorial
São Paulo
Práticas
Profilaxia Pré-Exposição ao Hiv (Prep) como Nova Estratégia para A Prevenção do Hiv – uma Experiência Multiprofissional
São Paulo
Práticas
Consultório na Rua: uma Ampliação da Abordagem das Pessoas Vivendo com Hiv/Aids Focando A Adesão
São Paulo
Práticas
Processo Formativo de Apoio em Saúde Mental no Município de Franco da Rocha – Sp
São Paulo
Práticas
Estruturação da Rede de Saúde de Franco da Rocha: Análise do Financiamento das Ações, Por Meio da Transferência de Recursos Obrigatórios e Voluntários ao Município
São Paulo
Práticas
Participação Social na Construção do Planejamento Estratégico em Saúde e do Plano de Educação Permanente no Território de Ermelino Matarazzo/Sp
São Paulo
Práticas
Impactos da Formação de Trabalhadores Sobre Práticas Relativas ao Uso Racional de Medicamentos: Experiência no Contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
A Assistência Farmacêutica como Veículo de Educação e Economia
São Paulo
Práticas
Programa de Automonitoramento Glicêmico para Paciente Diabético Insulinodependente
São Paulo